Notícias

Copel adere a compromisso empresarial para a biodiversidade

A Copel aderiu ao Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, iniciativa que convoca organizações de todo o país a reconhecerem a importância da preservação para o universo corporativo e assumirem metas concretas em busca da conservação e uso sustentável dos recursos naturais. A ação propõe nove metas que as empresas podem assumir, voluntariamente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

O compromisso assumido pela Copel estabelece metas aderentes às diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração na sua Política de Biodiversidade, buscando reforçar o comprometimento com a sustentabilidade, que é uma característica da Companhia desde sua criação. As inúmeras iniciativas promovidas e apoiadas pela Copel visam contribuir de forma efetiva na promoção da responsabilidade na cultura da organização e assegurar no momento presente e futuro seu forte alinhamento com as práticas ESG.

“Este compromisso com a biodiversidade vai ao encontro do caminho que a Copel tem trilhado ao longo de sua história, e intensificado nos últimos anos, em busca de uma operação cada vez mais sustentável”, ressalta o presidente da companhia, Daniel Slaviero. Para ele, grande parte do sucesso do projeto está relacionado ao comprometimento do setor empresarial e produtivo do país.

As metas da Companhia reforçam a relevância do tema de biodiversidade na estratégia dos negócios da empresa e o compromisso de expandir e operar com responsabilidade ambiental, valorizando a pesquisa e inovação como ferramenta de conservação e recurso indispensável à preservação.

“A Copel comprometeu-se com metas alinhadas às diversas ações desenvolvidas pela companhia com o objetivo evitar e minimizar os impactos através de programas específicos voltados à conservação da biodiversidade”, explica o diretor de governança e compliance da companhia, Vicente Loiácono Neto.

A iniciativa é idealizada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), braço brasileiro da World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), principal organização civil pela promoção da biodiversidade no mundo, presente em 36 países. A instituição participa das Conferências das Partes (COP) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima desde 1998, e de Diversidade Biológica, desde 2000.

AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE – Primeira empresa do setor elétrico brasileiro a assinar o Pacto Global, em 2001, a Copel desenvolve, há décadas, ações concretas em prol da sustentabilidade contribuindo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. A empresa detém um parque gerador de 7GW de capacidade instalada, formado quase 100% por fontes renováveis – majoritariamente eólica e hidrelétrica.

A Copel mantém sob seus cuidados áreas protegidas com vegetação nativa que totalizam mais de 25.000 hectares em diferentes biomas, representando importantes refúgios da fauna e da flora nativa regional.

Desse total, 10.203 hectares são de áreas próprias destinadas quase que exclusivamente à conservação do bioma Mata Atlântica, localizadas na Serra do Mar Paranaense e inseridas no maior contínuo conservado desta floresta, que possui uma das mais altas taxas de biodiversidade do planeta.

Em 2021, a Copel Geração e Transmissão (Copel GeT) passou a integrar de forma voluntária a Rede de Monitoramento do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, uma iniciativa do Instituto Manacá e do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) com o objetivo de implementar o monitoramento de grandes mamíferos em larga escala. Áreas da Copel GeT situadas na Serra do Mar Paranaense, muito relevantes para a conservação da biodiversidade, serão integradas ao monitoramento estruturado e sistemático, gerando dados sobre a biodiversidade de áreas que compõem um grande mosaico de áreas protegidas no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica, região essencial para a conservação e refúgio de diversas espécies ameaçadas da fauna do Paraná e do Brasil.

A Copel acredita que empresas sustentáveis agregam valor aos seus negócios, ganhando condições para enfrentar melhor os eventuais riscos econômicos, sociais e ambientais. As estratégias de sustentabilidade da Copel estão alinhadas ao seu referencial estratégico, às melhores práticas do mercado e aos compromissos assumidos. Para conhecer as práticas da Copel para o desenvolvimento sustentável, navegue pelas três dimensões ASG (Ambiental, Social e Governança, do inglês ESG: Environmental, Social and Governance) e pelo conteúdo de Gestão da Sustentabilidade disponível no Copel Sustentabilidade.

Veja também

A Copel vai reconstruir, a partir desta quarta-feira (12), as entradas de serviço de energia (estruturas que conectam os imóveis à rede elétrica, o popular

Leia mais

11/11 – 8h – A Copel informa que os trabalhos em Rio Bonito do Iguaçu seguem em ritmo acelerado. Cerca de cem postes foram trocados nesta segunda-feira, o que significa que a recomposição das redes de média tensão, espinha dorsal da distribuição de energia no município, está próxima da conclusão.

Leia mais

Equipes da Copel seguem em campo no trabalho de restabelecimento do fornecimento de energia, após as chuvas fortes que atingiram as regiões Oeste, Noroeste e

Leia mais

Boletim de evento climático

11/11 - 8h - A Copel informa que os trabalhos em Rio Bonito do Iguaçu seguem em ritmo acelerado. Cerca de cem postes foram trocados nesta segunda-feira, o que significa que a recomposição das redes de média tensão, espinha dorsal da distribuição de energia no município, está próxima da conclusão.