As políticas corporativas da Copel orientam o caminho da empresa e fornecem as diretrizes para o crescimento econômico com responsabilidade socioambiental.
Elas abrangem desde atividades rotineiras até estratégias de expansão dos negócios e mostram os valores, as melhores práticas de governança e os compromissos assumidos pela Companhia.
São conteúdos importantes para empregados, consumidores, fornecedores, investidores e comunidade.
Nas políticas corporativas, você encontra:
- Iniciativas de conservação e mitigação de impactos ao meio ambiente
- Respeito aos direitos humanos
- Conduta ética e transparente
Além disso, as políticas também regem as normas internas e a definição de metas. Elas são públicas e se aplicam a toda a Copel – inclusive às subsidiárias integrais.
As políticas corporativas definem a transparência das ações da Copel.
Para começar a conhecê-las, destacamos quatro políticas:
Política de Sustentabilidade

Está fundamentada nos compromissos assumidos com o desenvolvimento sustentável do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), nos princípios de governança corporativa e nos valores e princípios do Código de Conduta da Copel.
Tem como diretrizes a sustentabilidade, os direitos humanos, a inovação, a integridade, o meio ambiente, o relacionamento com as partes interessadas e a responsabilidade social. É uma política que guia diversas outras políticas corporativas da empresa, sendo um ótimo ponto de partida para conhecer os valores da Copel.
Política de Mudança do Clima
Tem como finalidade promover ações para reduzir emissões de gases de efeito estufa e enfrentar os efeitos da mudança do clima nos negócios.
A Copel incorpora as mudanças do clima na análise de riscos e na avaliação financeira de oportunidades. Por isso, mantém sua matriz energética predominantemente advinda de fontes renováveis e desenvolve tecnologias de baixo carbono e projetos de eficiência e conservação de energia.
A Companhia ainda estimula a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, buscando soluções que contemplem a adaptação à mudança do clima e a redução de emissões na operação e expansão de seus negócios.
Política de Direitos Humanos

Lançada em 2020, essa política acompanha um movimento global e crescente de envolvimento das empresas com os direitos humanos e serve de referência para prevenir, mitigar e reparar violações que possam ocorrer na Companhia, em sua cadeia produtiva ou em comunidades impactadas.
Por meio desta política, a Copel compromete-se com o respeito aos direitos humanos ao reconhecer sua responsabilidade na sua área de influência, priorizando as partes da cadeia produtiva cujas atividades são contratadas ou impactadas diretamente pela Companhia ou que apresentam maior risco de violações, seja pela natureza da atividade, pelo local em que ela é exercida, ou quaisquer outras características identificadas como relevantes.
Política de Segurança e Saúde do Trabalho
Busca a preservação da integridade física e mental dos empregados, por meio de ações integradas das áreas de Segurança, Saúde e Serviço Social. Tem como princípios:
- Todos são responsáveis pela segurança, saúde e bem-estar.
- Todos os acidentes podem ser evitados.
- Nada justifica a quebra das regras de segurança.
- É compromisso de todos a eliminação das situações de risco.
- A segurança deve fazer parte de todos os nossos momentos, dentro e fora do trabalho.
- A segurança e saúde do trabalho se fazem com conhecimento, comprometimento e atitudes integradas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As políticas corporativas da Copel estão relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Copel se comprometeu com os ODS em 2016 e tem realizado muitas ações envolvendo todas as suas subsidiárias em prol da Agenda 2030.
Todas as políticas corporativas da Copel estão disponíveis no aqui.