Notícias

Com 25 mil km de novas redes rurais, Paraná Trifásico fortalece a agroindústria com energia mais potente e estável 

A Copel está entregando em todo o Paraná uma nova infraestrutura de 25 mil quilômetros de redes trifásicas implantadas para atender 395 municípios paranaenses. Com investimentos de R$ 3,3 bilhões ao longo de cinco anos, as obras marcam a conclusão do Paraná Trifásico, o maior programa de modernização de redes rurais do Brasil. 

“Mais robusta e resiliente a interferências externas, como efeitos de eventos climáticos, a rede trifásica é a porta aberta à energia de qualidade no suporte à inovação do agronegócio e da agroindústria paranaenses”, afirma o superintendente de Engenharia da Copel Distribuição, Edison Ribeiro da Silva. 

O sistema trifásico tem inúmeras vantagens se comparado à rede monofásica. Por ser mais robusto, previne quedas de energia temporárias, o que evita prejuízos à produção; possibilita a distribuição de energia elétrica eficiente para longas distâncias e a utilização motores e equipamentos mais potentes e mais leves. 

“A nova rede trifásica utiliza cabos protegidos, mais resistentes a contatos externos e é equipada com religadores automáticos e outros equipamentos de ponta. Essa automatização permite isolar trechos danificados para que sejam recuperados mantendo o maior número de clientes ligados à rede”, explica o superintendente da Copel.   

A estabilidade e a potência proporcionadas pelo sistema trifásico são importantes benefícios, de acordo com o engenheiro da Copel, para setores que dependem do fornecimento intensivo de energia, como as áreas de proteína animal (leite e derivados, suinocultura, avicultura, piscicultura) e fumicultura, por exemplo. 

O sistema trifásico é mais robusto e possui cabos protegidos, mais resistentes a intempéries.

Por onde começar? 
Uma vez instalada a rede trifásica na região, o cliente que deseja se conectar à nova rede deve padronizar a entrada de serviço de energia da sua propriedade à nova carga e ajustar as instalações. São serviços que devem ser feitos por um técnico habilitado, conforme as normas técnicas e o projeto elétrico.  

À Copel, o cliente deve solicitar o orçamento da extensão da rede trifásica até a propriedade e, posteriormente, registrar a concordância com a obra e efetuar o pagamento. A companhia pode ser acionada pelos canais de atendimento do site www.copel.com, via 0800 51 00116 ou presencialmente em um dos postos de atendimento.   

Com o padrão pronto, basta solicitar a alteração de carga à Copel. Caso o padrão instalado na propriedade já esteja adequado à rede trifásica o cliente pode agendar o desligamento da rede monofásica e a reativação da ligação também pelos canais de atendimento da Copel. 

Rede Trifásica por região  
O Centro-Sul do Estado, com 5.829 quilômetros de redes trifásicas implantadas em 50 municípios, tem a maior extensão. As cidades da região com maior quilometragem de novas redes são Prudentópolis, com 311 km; Reserva, 287 km; Pinhão, 258 km; Castro, 256 km; Ortigueira, 249 km; Cruz Machado, 254; Ponta Grossa, 239 km; Palmeira, 228 km; Pitanga, 199 km e Tibagi, 193. 

No Oeste, são 5.059 km de redes trifásicas instaladas em 60 municípios. Cascavel tem 371 quilômetros de novas redes; Toledo, 308 km; Assis Chateaubriand, 276 km; Marechal Cândido Rondon, 201 km; Guaraniaçu, 169 km; Palotina, 158 km; Rio Bonito do Iguaçu, 143 km; Terra Roxa, 141 km; Corbélia, 139 km e Boa Vista da Aparecida, 137 km. 

A região Noroeste é a que tem o maior número de cidades com nova rede trifásica instalada. São 107 municípios atendidos por 4.378 quilômetros de redes trifaseadas implantadas pela Copel. As localidades com maior extensão são Paranavaí, com 198 km; Umuarama, 191 km; Cianorte, 133; Iporã, 122 km; Icaraíma, 115 km; Araruna, 114; Tuneiras do Oeste, 107 km; Nova Cantu, 106 km; Mandaguari, 106 km e Maringá 102 km.  

Nova rede trifásica no município de Prudentópolis, na região Centro-Sul do Estado.

No Norte, o Paraná Trifásico soma 3.520 quilômetros de redes instaladas. Cândido de Abreu, tem 244 km; Londrina, 164 km; Ivaiporã, 111 km; Apucarana, 103 km; Astorga, 94 km; Congonhinhas, 89 km; Bom Sucesso, 84 km; Santo Antônio da Platina, 80 km; Santana do Itararé, 79 km e Rio Branco do Ivaí, 78 km. 

O Sudoeste paranaense recebeu 3.311 quilômetros de redes do Paraná Trifásico. Francisco Beltrão conta com 254 km de novas estruturas instaladas; Chopinzinho, 172 km; Marmeleiro, 144 km; Capanema tem 158 km; Coronel Domingos Soares soma 135 km; Honório Serpa, 128 km; Clevelândia, 116 km; Pato Branco, 115 km; Verê, 114 km e Dois Vizinhos, 108 km. 

No Leste Paranaense há 2.965 quilômetros de redes trifásicas implantadas. Na Região Metropolitana da Capital, a Lapa, tem 385 km; Rio Branco do Sul, 284 km; Mandirituba, 182 km; Cerro Azul, 178 km; Bocaiúva do Sul, 174 km; Quitandinha, 174 km; Tijucas do Sul, 156 km; Araucária, 126 km e Balsa Nova, 101 km. Guaratuba, com 100 km de redes trifásicas instaladas, é o município litorâneo com maior extensão. 

Premiação 

O Paraná Trifásico obteve reconhecimento nacional recente, no 1º Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME 2025), evento preparatório à COP30, realizado no mês de setembro. O programa paranaense foi destacado como referência em infraestrutura de distribuição elétrica no meio rural, entre 15 projetos de todo o país. O evento reuniu lideranças do setor energético brasileiro, entre elas o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa; o superintendente-geral de Gestão Energética (Supen) do Estado do Paraná, Sandro Nelson Vieira, e autoridades governamentais, setor produtivo e da sociedade civil. 

Veja também

A Copel está entregando em todo o Paraná uma nova infraestrutura de 25 mil quilômetros de redes trifásicas implantadas para atender 395 municípios paranaenses. Com investimentos de R$ 3,3

Leia mais

A Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, conhecida como Foz do Areia, completa 45 anos de operação neste mês de dezembro de 2025,

Leia mais

A entrega de três novas subestações da Copel em regiões próximas ao Rio Paraná, no Noroeste do Estado, representa importante reforço aos balneários de água

Leia mais