Notícias

Aplicativo da Copel lidera preferência dos clientes

Com média de 100 mil acessos diários, aplicação móvel é o canal mais utilizado para solicitação de serviços de energia elétrica

Com 1,7 milhão de usuários cadastrados, o aplicativo da Copel para celulares tem sido o meio predileto dos paranaenses para solicitar serviços relacionados à energia elétrica.

Entre janeiro e abril de 2025, os canais digitais lideraram com ampla margem a preferência dos consumidores. O aplicativo para celulares contabilizou mais de 23 milhões de atendimentos no período, seguido pela agência virtual disponível na página eletrônica da Copel, que somou cerca de 9 milhões de acessos. Em terceiro lugar entre os canais digitais, destacaram-se o WhatsApp e o chat disponível no site, com uma soma que passa de 1,4 milhão de interações. No mesmo período, o atendimento telefônico gratuito da Copel foi acionado para o registro de 922 mil solicitações, enquanto o atendimento presencial nas agências físicas registrou 650 mil contatos.

O aplicativo tem uma média superior a 100 mil acessos diários e vem passando por constantes atualizações para simplificar a experiência do usuário e deixar mais completo o acesso a informações e serviços.

Uma das novidades mais recentes é a funcionalidade disponível nos municípios que estão recebendo a instalação da tecnologia de redes inteligentes, em toda a faixa Centro-Sul e Oeste do Paraná, além da Região Metropolitana de Curitiba e a Ilha do Mel.

Conforme é concluída a troca dos medidores e a instalação da malha de automação que permite sua comunicação com as centrais da Copel, os consumidores passam a ter liberado um sistema que permite o acompanhamento em tempo real do uso da energia elétrica em seu imóvel.

De acordo com o superintendente comercial da Copel, Breno Castro, os dados recentes mostram a tendência clara de digitalização no relacionamento com os clientes, que tem como principal vantagem uma maior agilidade na tramitação dos pedidos.

“A abertura da possibilidade de recebimento da conta de luz através do WhatsApp e o pagamento via PIX, por exemplo, são atualizações que vêm acompanhar os novos hábitos de uso da tecnologia pelo nosso cliente”, comenta Castro. “O mesmo vale para a ampliação que promovemos nos serviços disponíveis nos canais digitais. Hoje, as principais soluções demandadas pelos consumidores estão integradas no aplicativo gratuito para celulares”, completa o superintendente.

No recorte do primeiro quadrimestre do ano, os serviços mais solicitados pelo aplicativo foram aqueles relacionados à conta de luz, como consulta a débitos e obtenção das informações para o pagamento, informações sobre tarifas e o envio da leitura do medidor pelos consumidores de áreas rurais.

COMO BAIXAR – O aplicativo funciona para qualquer tipo de celular e não tem custo para o cliente. Atualmente, a maior parte dos serviços pode ser acessada sem a necessidade do uso de senha. Nos aparelhos com sistema operacional Android, a instalação é feita na loja de aplicativos Google Play. Já para os celulares que utilizam sistema operacional iOS a solução está disponível na App Store. É possível acionar a Copel ainda pelo contato de WhatsApp 41 3013-8973 e pela página  www.copel.com.

Veja também

Em primeiro plano, uma câmera acoplada em um cone de sinalização acompanha o trabalho. Em segundo plano, homem eletricista uniformizado e com capacete e protetor facial consta de joelhos diante de caixa de energia trocando medidor de energia.

A Copel começou nesta semana a instalação de medidores inteligentes – os chamados smart meters – no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

Leia mais

A Copel, em parceria com a Indicator Capital, anunciou nesta quarta-feira (24) um aporte de R$ 12,5 milhões na startup brasileira Fu2re, especializada em soluções

Leia mais

O município de Alto Piquiri, na região noroeste paranaense, está recebendo investimentos de R$ 13 milhões da Copel em obras de expansão, modernização e reforço

Leia mais