Energia elétrica sem riscos

As atividades diárias às vezes escondem perigos.

Para evitar acidentes, existem muitas situações de risco que merecem cuidados. Por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos.

Por isso, a Copel preparou este manual, que apresenta orientações importantes sobre o uso correto da energia elétrica e recomendações básicas para evitar acidentes. Pense antes na sua segurança e na dos outros.

Fique vivo!

O que é o choque elétrico?

É a passagem da corrente elétrica pelo corpo. No contato com os fios de luz, o corpo serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Os resultados são queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte.

Evite acidentes

Dicas de segurança

O que fazer no caso de alguém ser atingido por um choque elétrico?

Providencie socorro médico imediatamente. Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado.

  • Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não.
  • Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, chame a Copel.
  • Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.
  • Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.

Faça respiração boca a boca, procedendo da seguinte forma:

  1. Deite a vítima de costas e incline levemente a cabeça dela
  2. Remova dentaduras, pontes móveis ou outros corpos estranhos da boca do acidentado. Desenrole a língua para evitar uma possível asfixia,
  3. Feche as narinas da vítima. Coloque sua boca bem firme sobre a boca da pessoa acidentada e sopre até o peito se encher.
  4. Libere a boca e as narinas da vítima, deixando o ar sair livremente. Repita estas operações de 12 a 15 vezes por minuto, até a recuperação da respiração.
  1. Coloque a vítima de costas sobre uma superfície plana e dura.
  2. Coloque as mãos sobrepostas sobre o peito da vítima e faça pressão com força, mantendo os braços esticados e usando seu próprio peso para pressionar.
  3. Repita a operação 60 vezes por minuto.
  4. Se tiver de fazer respiração boca a boca e pressão no coração ao mesmo tempo, para cada duas respirações faça 15 pressões. Se o socorro for em dupla, faça uma respiração a cada cinco pressões.