A+ A-

Guarda responsável de animais - Prevencão

Campanha de prevenção de acidentes com cães

Diariamente, os leituristas da Copel percorrem as cidades de todo o Paraná para verificar o consumo de energia de cada cliente. Nesse trabalho, o principal risco de acidentes enfrentado pelos empregados é o ataque de cães que estão na rua ou conseguem fugir da propriedade. A cada dia, em media, 115 pessoas sofrem acidentes com cães no Paraná. Entre os alvos mais comuns, encontram-se carteiros, leituristas e garis, que em muitas situações não podem voltar ao trabalho devido à gravidade do ataque. Para se ter uma ideia, as mordidas de cachorros representam a segunda maior causa de acidentes em toda a Copel.

Se você possui cachorro em casa, pode e deve tomar alguns cuidados para garantir a segurança dos leituristas e a qualidade do serviço da Copel. Manter livre a entrada para a leitura dos medidores de energia é um dos deveres do consumidor. E os cães estão entre os principais impedimentos ao acesso à medição da energia consumida pelos clientes da empresa. Se houver risco de acidente para fazer a leitura, o empregado é orientado a não realiza-la.

Além de aumentar as chances de erros na conta de luz, em casos extremos a Copel pode suspender o fornecimento de energia para o dono do “cão bravo”. O artigo 936 do novo Código Civil, Lei 10.406 de 2002, determina que: “o dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”.

Com o objetivo e desenvolver ações que ajudem a conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os animais de estimação, para prevenir acidentes, a Copel, em parceria com os Correios, Sanepar e Cavo participa desde 2012 da Campanha de Prevenção de Acidentes com Cães – a PrevenCão. Por meio de apresentações teatrais em eventos sociais, empresas e escolas leva orientações sobre o cuidado com os cães.

Para conhecer os cuidados que devem ser tomados e saber como evitar acidentes com cães, clique no link abaixo e consulte a cartilha produzida pelas empresas da Campanha PrevenCão. O documento reúne informações e dados sobre os acidentes com cães em todo o Paraná, dá orientações sobre como cuidar dos cães, e explica as leis que responsabilizam o proprietário pela omissão na guarda de animais.

Para começar, siga algumas orientações que ajudam a evitar acidentes:

  • Instale a caixa de correio longe do alcance do seu cão;
  • Ao solicitar serviços da Copel avise da presença de cão no seu imóvel;
  • Mantenha as vacinas em dia e não deixe seu cão solto na rua;
  • Nos dias de leitura de leitura, procure manter seu cão longe do medidor de luz (você pode consultar a data da leitura em sua conta de luz);
  • Na posse de cães agressivos sinalize, em local bem visível, com a placa “CÃO BRAVO”.