Programa de eficiência energética

O Programa de Eficiência Energética tem como objetivo promover o consumo consciente e combater o desperdício da energia elétrica em todos os setores da economia. Isto ocorre por meio do incentivo e financiamento de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Na Copel, em 20 anos de atividades o Programa de Eficiência energética já investiu mais de R$530 milhões, na execução de projetos em todos os municípios da área de concessão da distribuidora.

Os benefícios destes projetos contemplam diversas classes de consumo, entre elas as famílias de baixa renda e a área dos serviços públicos, com a troca de equipamentos em hospitais, instituições beneficentes, universidades e escolas públicas. Outra frente do programa é a modernização da iluminação pública, com a destinação de recursos a mais de 300 municípios ao longo destas duas décadas.

Assim, busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica. Os investimentos em eficiência energética são orientados por diretrizes estabelecidas pela ANEEL, por meio dos procedimentos de eficiência energética (PROPEE), que regulamenta as atividades relacionadas ao Programa de Eficiência Energéticas. 

Confira as oportunidades abertas.