Autoleitura

Por que e quando fazer a leitura do medidor?

Área rural

Para as unidades consumidoras localizadas na área rural, a Copel realiza a leitura dos medidores de energia a cada três meses.

Nos meses sem a visita do leiturista você pode informar a autoleitura e evitar o faturamento pela média.

Devido a esta alteração, a sua primeira fatura após a implantação da nova data de leitura terá mais dias medidos.

Isto significa que seu consumo real ficará com mais dias acumulados em uma primeira conta. Depois a nova data segue valendo, e o período faturado volta aos 30 dias normalmente.

Se tiver dúvidas, nossos canais de atendimento estão prontos para te ajudar.

Área urbana

A autoleitura também pode ser informada em unidades consumidoras que, por algum motivo, o medidor não esteve acessível ao leiturista durante a visita mensal. Caso tenha recebido algum aviso de impossibilidade na realização da leitura junto com a última fatura e/ou ainda tenha previsão de algum impedimento durante a data da próxima leitura, você pode informar a autoleitura para evitar o faturamento pela média.

Quando informar a leitura

Quando informar a leitura

Você pode consultar o dia certo e enviar a autoleitura:

Na área rural: Você poderá informar a autoleitura até 6 (seis) dias antes dessa data. Não deixe para a última hora, pois o registro da leitura é encerrado após a passagem do período correto.

Na área urbana: O prazo poderá ser encerrado um pouco antes da data da próxima leitura, dessa forma, a indicação do melhor período para informar a leitura é de 3 a 6 dias antes da data prevista na sua conta de luz.

Onde informar

A autoleitura está disponível em todos os canais de atendimento da Copel, recomendamos o uso do aplicativo Copel ou da Agência Virtual. Neles você consegue consultar o dia ideal para informar a autoleitura de seu imóvel, garantindo o envio no período correto.

Ao registrar a autoleitura você está concordando e autorizando a sua utilização para a apuração do consumo da sua unidade consumidora.

Como informar a leitura do relógio

Após anotar a leitura, envie aqui no site, no aplicativo Copel, ou pelo telefone 0800 51 00 116, na opção 5.

Perguntas frequentes

A leitura tem um período certo para ser informada. Aqui no site e no aplicativo Copel, o sistema informa o dia ideal para o seu imóvel e impede que o registro seja feito fora do período certo. Volte a fazer a leitura e informá-la no dia indicado.

A fatura será emitida pela média aritmética dos últimos 12 meses de seu histórico de consumo. No mês seguinte, você pode voltar a informar a leitura normalmente. Se tiver havido diferença entre o valor médio cobrado e seu consumo real, a informação da leitura corrige esta diferença.

Sim, até o dia ideal é possível substituir a leitura digitada anteriormente. O sistema da Copel vai considerar o último valor digitado para o faturamento.

Não. A Copel está reduzindo o consumo de papel em todos os processos, e por isso não utiliza mais o calendário rural, recomendando a informação pelo site, aplicativo ou telefone. As agências seguem recebendo a leitura dos clientes que não puderem utilizar esses canais.

Tenha sua conta de luz em mãos, para informar o número da sua unidade consumidora e seus dados pessoais. Depois, é só criar uma senha.

Clicando em “Esqueci minha senha”, um e-mail será enviado para o endereço cadastrado na Copel. Caso seu e-mail esteja desatualizado, ligue para 0800 51 00 116.