Notícias

Dia Mundial da Limpeza: eu cuido do meu quadrado

Amanhã, 19 de setembro, é o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), data em que gente de todas as idades e do mundo inteiro se reúne pra limpar praças, parques, praias, mangues, rios ou ruas. 

Por conta da pandemia, a ideia é que a edição 2020 aconteça totalmente em casa. No Brasil, o tema #EuCuidoDoMeuQuadrado mostra a ideia do evento: que cada um cuide muito bem do seu espaço. No site da campanha você encontra diversas formas de se mobilizar. 

No Paraná, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo convidou a Copel para a mobilização do Dia Mundial da Limpeza. 

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em Curitiba

Até o fim de hojesexta-feira, dia 18 de setembro, a sede da secretaria em Curitiba vai funcionar como ponto de coleta de roupas, resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, medicamentos vencidos, lâmpadas e óleo usado. O endereço é Rua Desembargador Motta, 3384, Mercês e o horário de funcionamento é das 8h30 às 18h. 

Como descartar resíduos 

Você sabe separar resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos, e também aqueles itens reversíveis ou lixo tóxico, como pilhas, baterias, lâmpadas, óleo usado ou medicamentos

(Foto: Antoine GIRET/Unsplash)

Entre as atribuições da Política Nacional de Resíduos Sólidos constam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa – um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

Medicamentos, componentes eletrônicos, lâmpadas e óleo de cozinha, por exemplo, podem contaminar o solo, os rios e os oceanos, por isso é essencial descartá-los de maneira correta. 

Medicamento vencido 

Descarte corretamente: leve os medicamentos até um ponto de coleta, em geral farmácias, que vão destinar o material para serem queimados em usinas de incineração, diminuindo o volume dos resíduos e sua periculosidade.  

Eletrônicos  

(Foto: Umberto/Unsplash)

Descarte corretamente: o lixo eletrônico deve ser coletado por uma empresa especializada, que separa os componentes e determina se vão pra reciclagem ou desintegração. Em certos casos, partes do produto são reaproveitadas para upgrades de outros equipamentos.  

O serviço de coleta de lixo reciclável da Prefeitura de Curitiba também recebe equipamentos eletrônicos. Eles podem ser descartados em frente às residências nos dias em que há coleta do Lixo Que Não é Lixo.  

E mais: fogão, geladeira, micro-ondas e computadores que precisam de conserto para o reuso também podem ser doados. Todos os itens coletados devem estar registrados no protocolo de atendimento por meio do telefone 156 ou www.central156.org.br

Pilhas e baterias 

Em Curitiba, o lixo tóxico deve ser separado e levado aos terminais de ônibus, onde a prefeitura disponibiliza caminhões para descarte de quantidades domiciliares do material. 

(Foto: Anton Belashov/Unsplash)

O que é lixo tóxico? Pilhas, baterias, toners de impressoras, lâmpadas, embalagens de inseticidas, tintas, remédios vencidos até 10 kg, lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros). 

Descarte corretamente:  veja aqui o calendário de coleta nos terminais da capital.   

Importante: guarde as lâmpadas queimadas para devolvê-las ao fornecedor. Locais como hipermercados e lojas de material para construção são obrigados a recolher esses materiais para encaminhar até o destino adequado. 

Óleo de cozinha  

Nem no ralo, nem no lixo.  Na capital paranaense, um projeto tem tirado milhares de litros de óleo de cozinha do meio ambiente, gerando renda e contribuindo para os trabalhos do Hospital Erasto Gaertner, principal centro de diagnóstico e tratamento de câncer do Paraná.  

O circuito começa no ponto de coleta instalado na frente da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Todo o óleo recebido é entregue à reciclagem. A partir dele são fabricados detergentes, água sanitária, sabão em pasta e em pedra. 10% desses produtos de limpeza são doados ao Erasto Gaertner. 

Descarte corretamente: 

  • Espere o óleo usado esfriar; 
  • Deposite o material em uma embalagem PET, com o auxílio de um funil; 
  • Após esse procedimento, é só depositar a garrafa em um dos postos de coleta disponíveis. 

Gostou desse conteúdo? 

Compartilhe e contribua para o #DiaMundialDaLimpeza2020

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

As ações da Copel ligadas ao Dia Mundial da Limpeza estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Copel se comprometeu com os ODS em 2016 e tem realizado muitas ações envolvendo todas as suas subsidiárias em prol da Agenda 2030

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais