Representantes da Copel estiveram reunidos com os prefeitos de Pinhão, Valdecir Biasebetti, e de Bituruna (PR), Rodrigo Rossoni, nos dias 26 e 27 de agosto, para apresentar detalhes do projeto de ampliação da Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia).
Com um investimento de R$ 1,3 bilhão na ampliação, a usina terá um acréscimo de 860 megawatts (MW) na potência instalada. A expansão elevará em 50% a capacidade da usina, de 1.676 MW para 2.536 MW. A mobilização do canteiro de obras em Foz do Areia prevista para começar neste mês de setembro.
Maior hidrelétrica da Copel, a Usina Foz do Areia está instalada no Rio Iguaçu e foi inaugurada em 1980. Prevendo o crescimento da demanda por energia, os projetistas da usina, na década de 1970, incluíram seis poços na estrutura da casa de força para acomodar os conjuntos de turbinas e geradores – dois ficaram livres para expansão que acontece agora.
Durante as reuniões com as administrações municipais, a Copel apresentou a empresa contratada para execução das obras e detalhou o cronograma dos trabalhos, os principais marcos do projeto, a previsão de contratação de mão de obra em cada etapa, além dos programas sociais e ambientais que serão executados na região.
Participaram dos eventos, pela Copel, o gerente do projeto de ampliação da usina, Lorival Antunes Da Silva Junior, o gerente do projeto de modernização da subestação, Clailton Leopoldo Da Silva, e os responsáveis pelos programas ambientais e sociais, Fabiane Vargas Reis e Rafael Garcia Carmona.
LRCAP – Essa ampliação foi viabilizada após a Copel vencer o 2° Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência (LRCAP 2026), promovido pela Aneel no dia 18 de março, que contratou os projetos para aumento da capacidade das duas maiores hidrelétricas da Companhia – Foz do Areia e Segredo. O prazo para entrada em operação das novas unidades geradoras é 1º de agosto de 2030.






