Notícias

Energia para o campo: conexão à rede trifásica é destaque no Show Rural

A Copel estará presente no Show Rural Coopavel, em Cascavel, com uma estrutura própria de atendimento e orientação aos produtores rurais da região para a conexão à nova rede trifásica. De um total de 25 mil quilômetros de rede trifásica implantada pela companhia em todo o Paraná, 4,3 mil km estão instalados no oeste paranaense em cinquenta municípios. 

A feira, que acontecerá de segunda (9) a sexta-feira (13), é uma das maiores do Brasil e da América Latina e abre o calendário de grandes feiras no Paraná. São esperados 400 mil visitantes no evento que reunirá mais de 600 expositores nacionais e internacionais. 

“O Show Rural é um grande ponto de convergência do agronegócio paranaense. A Copel estará presente, ao lado do governo do Estado, para orientar os produtores a se conectarem à nova rede trifásica com o suporte do programa Se Liga Aí, Paraná. É a porta aberta à energia mais potente e robusta no suporte ao desenvolvimento do agro”, afirma o diretor-geral da Copel Distribuição, Marco Antônio Villela de Abreu. 

No estande da Copel, técnicos da companhia estarão disponíveis para orientar produtores sobre o funcionamento da rede trifásica, indicando o passo a passo para conectar as propriedades.  

Estrutura de atendimento e orientação da Copel aos produtores rurais da região para a conexão à nova rede.

Se Liga Aí, Paraná! 

O Se Liga Aí, Paraná é um programa da Secretaria de Estado do Abastecimento (Seab), operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) que prevê a subvenção de taxas de juros, pelo governo, de financiamentos – até o limite de R$ 200 mil por beneficiário individual – para projetos de ligação da rede trifásica às propriedades rurais, reconfiguração das instalações internas e a compra de equipamentos. 

A parceria da Copel com o governo do Estado tem por objetivo conectar 200 mil propriedades rurais, que hoje ainda estão na rede monofásica, para a rede trifásica.  Conforme padrões regulatórios de responsabilidade da distribuidora, a Copel custeia parte do investimento, na forma de desconto no orçamento a ser emitido para o cliente, e o governo equaliza as taxas de juros do financiamento para as obras de instalação da rede até a propriedade e as adequações do sistema elétrico da porteira para dentro. 

Quem pode participar  

Atendendo ao limite do valor a ser financiado para as intervenções, podem ser inscritos no programa projetos individuais ou coletivos de agricultores familiares e produtores rurais de maior porte de todos os municípios paranaenses.  Os critérios do programa Renova PR Trifásico – Se Liga Aí estão previstos no Decreto 12.399, de 9 de janeiro de 2026, do governo do Estado.  

Como se conectar?  

O produtor que deseja se conectar à rede trifásica deve padronizar a entrada de serviço de energia da sua propriedade. Para pedir acesso, o primeiro passo é solicitar avaliação técnica das instalações da propriedade por um profissional habilitado. Com o suporte do eletricista, deve ser elaborado o orçamento para adequar fiação e equipamentos da propriedade ao novo sistema.  

A partir de então, o orçamento da extensão da rede trifásica até a propriedade deve ser solicitado à Copel pelo site www.copel.com, via 0800 51 00116 ou presencialmente em um dos postos de atendimento da companhia.  

 Todos os orçamentos devem ser remetidos ao escritório municipal do IDR-Paraná, para a inserção da proposta na plataforma bancária. Após isso, o produtor define com o banco a linha de crédito adequada entre as disponíveis (Pronaf, Pronamp ou outras). O aceite da obra deve ser oficializado junto à Copel para a realização dos trabalhos de conexão.  

Saiba mais: https://www.copel.com/site/pr-trifasico/ 

Copel Serviços 

Na estrutura da companhia, os visitantes também terão acesso a outros produtos da Copel Serviços, como o Seguro Protege Casa e o Seguro Protege Vida – os únicos do mercado que podem ser pagos diretamente na conta de luz. Haverá ainda um guichê de vendas e quem contratar o seguro na hora ganhará um presente especial. 

Além disso, uma equipe da Copel Comercializadora estará presente para apresentar o Mercado Livre a potenciais clientes consumidores do grupo A (alta tensão).

O mercado livre de energia é um ambiente em que vendedores e compradores podem negociar energia elétrica e têm liberdade para acordar preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento. Esse sistema se diferencia do mercado tradicional cativo, pelo qual a maioria dos clientes compra energia das distribuidoras. 

Veja também

A Copel estará presente no Show Rural Coopavel, em Cascavel, com uma estrutura própria de atendimento e orientação aos produtores rurais da região para a conexão à nova rede trifásica. De um

Leia mais

A operação das usinas hidrelétricas da Copel garantiu R$ 147 milhões em repasses públicos ao longo de 2025, referentes à compensação financeira pelo uso da

Leia mais

A Copel iniciou nesta semana, na área rural de Toledo, no Oeste paranaense, uma ação conjunta de poda de árvores, em parceria com produtores de

Leia mais