A Copel iniciou nesta semana, na área rural de Toledo, no Oeste paranaense, uma ação conjunta de poda de árvores, em parceria com produtores de proteína animal da região. A ação, realizada com o suporte da prefeitura municipal e do Sindicato Rural de Toledo, tem o objetivo de reduzir desligamentos causados pelo contato da vegetação com a rede elétrica, um dos maiores vetores de interrupções de energia, principalmente em áreas rurais.
Em Toledo, a primeira intervenção envolveu 13 propriedades rurais da região de Novo Sarandi que concentra criadores de peixes. O objetivo é realizar ações como esta todos os meses.
“Neste ano, elencamos entre as prioridades da Copel a atenção especial aos produtores rurais. Esta ação em Toledo marca o início de uma série de frentes de trabalho da Copel em diversos municípios, em parceria com as prefeituras, produtores rurais e entidades representativas de cada região para a realização de podas de árvores de forma a evitar desligamentos pelo contato com a vegetação”, afirma o gerente executivo de Base de Campo no Oeste, Carlos Eduardo Galina.
Leonardo Balcewicz Junior, produtor de tilápias em Novo Sarandi, participou do mutirão realizando podas de árvores na propriedade onde tem 12 tanques de criação de peixes. Para ele, a parceria para a eliminação de riscos do contato da vegetação com a rede elétrica é muito importante. “Isso nos dá mais tranquilidade, por sabermos que em caso de temporais em nossa região, o tempo de restabelecimento no fornecimento de energia será menor. Essa parceria entre o município, a Copel e os produtores, realmente pode trazer muitos benefícios”, afirma.
“A poda de toda a extensão da rede de energia é de suma importância para nós, produtores rurais, que dependemos de energia elétrica para produzir. Sem a energia elétrica que impulsiona os aeradores, há falta de oxigênio e o tempo de vida dos peixes pode ser de minutos”, completou o piscicultor.
Plano de trabalho – Os mutirões marcam o início de um plano de trabalho alinhado, em novembro do ano passado em reunião na prefeitura de Toledo, com a participação de autoridades municipais, da integrante da divisão de Poder Público da Copel, da Copel, Kelly de Souza Sychocki de Lima e do gerente da Base de Campo da companhia na cidade, Hemerson Orcesi, de representantes do Instituto Água e Terra (IAT), do Ministério Público, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo (STR) e da Associação Regional de Suinocultores do Oeste (Assuinoeste).
Na última quinta-feira (22), foi definido o cronograma de ações iniciado nesta semana, em reunião no Sindicato Rural de Toledo, com a participação da Copel, de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), e dos Sindicatos Rurais de Toledo e de Palotina.
Também foi alinhado como procedimento padrão o acionamento da Copel para a comunicação de ocorrências de quedas de energia. A companhia orienta que os clientes informem casos de interrupções e temporárias e quedas de energia pelos canais de atendimento para que as situações desta natureza sejam corrigidas rapidamente.

Canais para registro de falta de luz
Aplicativo da Copel (Android e iOS)
WhatsApp: https://wa.me/554130138973
Para situações de risco ou falta de luz, ligar para 08005100116.
Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.


