17 horas – A Copel informa que equipes de campo da companhia seguem na execução de 1,9 mil serviços para o restabelecimento de energia em todo o Paraná por conta de danos à rede elétrica decorrentes dos efeitos dos eventos climáticos severos que atingiram o Estado neste fim de semana, com maior impacto no Leste paranaense.
Curitiba, Região Metropolitana e Litoral somam 854 serviços em execução. O maior número de interrupções em atendimento está na capital, onde as equipes trabalham no restabelecimento da energia de 2,2 mil clientes. Há 1,5 mil desligamentos em atendimento em Almirante Tamandaré e 1,1 mil em Campo Magro, 450 em São José dos Pinhais e 70 em Guaratuba.
Em municípios de todo o Paraná as equipes da Copel seguem de prontidão e na execução de intervenções pontuais para o religamento de unidades consumidoras.
Um tornado de categoria F2 na escala Fujita, com ventos próximos de 180 km/h, confirmado pelo Simepar em São José dos Pinhais, esteve entre os eventos climáticos severos que atingiram o Leste paranaense neste sábado. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o tornado atingiu 350 residências de São José dos Pinhais, impactando 1.200 pessoas.

Ainda no sábado, as áreas de forte instabilidade climática avançaram pela capital, Região Metropolitana e Litoral com rajadas intensas de vento que derrubaram árvores e galhos sobre a rede elétrica e lançaram telhas e detritos causando interrupções de energia em diversas localidades.
Em Curitiba, um galho de uma árvore de grande porte se rompeu e caiu sobre a rede de energia que abastece 77 imóveis, na esquina das ruas Álvaro de Andrade e Maranhão, no bairro Portão. Equipes da Copel trabalharam até o início da madrugada no conserto da fiação para poder restabelecer o serviço aos moradores.

As equipes da Copel estão em atendimento a todas as ocorrências, com a realização dos trabalhos de inspeção e de recomposição da rede elétrica até que todos os clientes sejam religados.
Segurança
A Copel orienta que, em caso de desligamentos e situações de risco, os clientes acionem a companhia pelos canais de atendimento e mantenham distância de locais onde haja fios caídos ou postes quebrados.
Canais para registro de falta de luz
• Aplicativo da Copel (Android e iOS)
• Aqui pelo site
• WhatsApp
Para situações de risco ou falta de luz, ligue 08005100116.
Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

BOLETIM DA MANHÃ DESTE DOMINGO
9h30 – A Copel informa que segue com equipes em campo, no atendimento a 3 mil ocorrências causadas pelos fortes temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana. A metade deste volume se concentra na região leste do estado, que inclui Curitiba, Região Metropolitana e todo o litoral. A maior parte dos domicílios que tiveram falta de luz ao longo da noite de sábado (10) já teve a energia restabelecida.
De acordo com o sistema de meteorologia Simepar, no início da noite de sábado (10) houve a formação de um tornado no município de São José dos Pinhais. Após o evento, as áreas de instabilidade se deslocaram, provocando tempestades severas na região litorânea, com acumulados de chuva de até 66,7 mm.
Os eventos causaram queda de galhos e árvores inteiras sobre a rede elétrica, o que configura a principal causa das interrupções de energia. Placas e outros objetos também foram lançados pelo vento sobre a rede elétrica em alguns pontos, causando curto-circuito e a falta de luz.
Em Guaratuba, os ventos chegaram a 63 km/h. Uma das subestações da Copel teve danos registrados em suas duas fontes, o que causou falta de luz a aproximadamente 13 mil imóveis. Os serviços foram gradativamente regularizados ainda ao longo da noite.
Nesta manhã, as equipes trabalham no restabelecimento dos serviços a 1,8 mil unidades consumidoras em Curitiba, e 417 em São José dos Pinhais.
O Simepar prevê instabilidade climática elevada no Paraná ao longo deste domingo, com condições para ocorrência de chuvas e temporais isolados sobre boa parte do estado.
Segurança
A Copel orienta que, em caso de desligamentos e situações de risco, os clientes acionem a companhia pelos canais de atendimento e mantenham distância de locais onde haja fios caídos ou postes quebrados.
Canais para registro de falta de luz
• Aplicativo da Copel (Android e iOS)
• Aqui pelo site
• WhatsApp
Para situações de risco ou falta de luz, ligue 08005100116.
Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

