Notícias

Copel ingressa no rol das empresas com padrões mais ‌elevados de governança corporativa

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, destacou como um momento histórico a migração da Copel para o Novo Mercado da B3, que reúne as empresas com os mais altos padrões de governança corporativa do Brasil. “É um dia histórico para todos nós da Copel. Faço um agradecimento especial aos acionistas que aprovaram e acreditaram que este era o melhor caminho para a Copel. Para gerar valor, primeiro é necessário gerar confiança”, afirmou, nesta segunda-feira (22/12), em cerimônia na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo.

Com a entrada no Novo Mercado, a companhia paranaense de energia passa a ter apenas um tipo de ação em negociação na bolsa: as ações ordinárias, sob o código CPLE3, que garantem a todos os investidores o direito a voto nas assembleias da empresa.

A vice-presidente de Operações da B3, Viviane Basso, ressaltou que nesta segunda-feira (22/12), a Copel se une a um grupo de 180 empresas que adotam regras mais rigorosas do que as exigidas pela legislação brasileira, ampliando a transparência e garantindo mais segurança a acionistas e investidores.

“Somos a principal infraestrutura do mercado de capitais brasileiro e o nosso papel vai muito além de oferecer um ambiente de negociação eficiente. Com o Novo Mercado, reforçamos o compromisso de elevar os padrões de segurança e incentivar empresas a adotar diretrizes que fortaleçam a confiança dos investidores. É um movimento que promove o crescimento sustentável, com ética, integridade e transparência. A gente acredita muito nesse caminho”, disse Viviane Basso.

Compromisso cumprido
Para Daniel Slaviero, o registro histórico dos avanços da Copel reforça o compromisso da companhia com o mercado brasileiro de capitais e com os mais altos padrões de governança. “Quando chegamos aqui, em janeiro de 2019, tínhamos por volta de 80 mil investidores. Hoje já passam de 320 mil. Este processo mostra que uma True Corporation trabalha para o benefício de todos: dos clientes, dos colaboradores, dos acionistas, do sistema elétrico brasileiro e de toda a sociedade”, reforçou.

O presidente da Copel disse que a migração para o Novo mercado da B3 reforça uma das principais características da Copel. “Nós sempre cumprimos o que prometemos. Dissemos que há dois anos que estaríamos aqui e voltamos 24 meses depois com essa marca histórica. São investimentos recordes, resultados extraordinários e agora a migração para o Novo Mercado. A Copel está ON. Agora, CPLE3”, frisou Daniel Slaviero, em referência ao símbolo das ações Ordinárias, ON, com direito a voto.

Ao celebrar a migração da Copel ao Novo Mercado da B3, o presidente do Conselho de Administração, Marcel Martins Malczewski, ressaltou que a Copel tem feito boas entregas em governança ao longo do tempo.

“É um grande dia. A cada dois anos temos um marco em governança relevante na Copel. Em 2019, fizemos mudanças importantes no Conselho de Administração da companhia; em 2021, fomos para o nível dois de governança; em 2023, transformamos a Copel em True Corporation e, dois anos depois, estamos indo finalmente ao Novo Mercado da B3”.

Relacionamento sólido
A vice-presidente de Operações da B3, Viviane Basso, destacou que a relação da Copel com a Bolsa de Valores é longa e sólida. “Desde 1994, a Copel faz parte do mercado brasileiro de ações com listagem na B3. Desde 2021, está listada no nível dois de governança corporativa e, a partir de hoje, no Novo Mercado. Este toque de campainha consolida o êxito do modelo de gestão da Copel na medida em que o Novo Mercado reúne empresas que se comprometem, voluntariamente, a cumprir as mais elevadas práticas de governança corporativa”.

A migração da Copel para o Novo Mercado da B3 solidifica o compromisso com a equidade acionária e as melhores práticas de governança corporativa no setor elétrico brasileiro.

Veja também

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, destacou como um momento histórico a migração da Copel para o Novo Mercado da B3, que reúne as empresas

Leia mais

Com investimentos de R$ 71,8 milhões da Copel, cinco novas Linhas de Distribuição de Alta Tensão construídas pela companhia neste ano dão suporte à entrega de energia com qualidade e estabilidade ao Noroeste, Oeste, Sudoeste e

Leia mais

Neste mês de dezembro, a Copel está concluindo as obras de seis novas subestações de energia, das quais quatro na região Noroeste, uma no Norte

Leia mais