Notícias

Copel recebe Selo Clima Paraná 2025 e reforça liderança de sustentabilidade

A Copel recebeu nesta terça-feira (2/12) o Selo Clima Paraná 2025, concedido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), do governo do Paraná. A certificação reconhece empresas, órgãos públicos e prefeituras que contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas ao se comprometerem com a medição e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Criado em 2015, o programa registrou crescimento de 66% no número de premiados em relação ao ano passado, com 308 organizações certificadas nesta edição — 254 empresas privadas, 21 instituições públicas e 33 municípios.

A superintendente de Governança e Sustentabilidade da Copel, Luísa Nastari, destacou o alcance da iniciativa no Estado. “O Selo Clima tem um papel de protagonismo no Paraná ao incentivar empresas não apenas a realizarem seus inventários de GEE, mas também a adotarem práticas alinhadas a agenda ESG. Participamos desde a primeira edição e é gratificante acompanhar como essa iniciativa ganhou relevância e ampliou a adesão ao longo dos anos”, comentou.

Pioneirismo e metas ambientais

A Copel participa do Selo Clima desde sua primeira edição e se destaca entre as empresas de menor emissão no setor elétrico brasileiro. A companhia é signatária pioneira do selo GHG Protocol, elaborando inventários de gases de efeito estufa desde 2009, sempre com verificação de terceira parte. A Copel tem como objetivo neutralizar suas próprias emissões até 2030, alinhando-se às práticas globais de combate às mudanças climáticas.

Em 2024, a empresa atingiu uma de suas principais metas estratégicas ao se tornar uma companhia com geração 100% renovável, antecipando em um ano o compromisso de adotar exclusivamente fontes limpas. A Copel também amplia investimentos em eficiência energética, tecnologias de baixa emissão e eletrificação de sua frota.

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, reforçou o compromisso com a transição energética. “O inventário de emissões é a base que orienta nossas ações para reduzir a pegada de carbono da Copel com precisão e responsabilidade. Já antecipamos a meta de geração de energia 100% renovável e estamos ampliando investimentos em eficiência energética e novas tecnologias para acelerar a neutralidade de carbono até 2030, mostrando que é possível crescer de forma sustentável e responsável”, declarou.

O Selo Clima integra um conjunto de políticas que têm estimulado o desenvolvimento sustentável no Paraná. Em 2024, o Estado registrou o menor volume de emissões brutas de GEE dos últimos 15 anos, avanço associado a iniciativas como o Plano de Descarbonização, ações de restauração ambiental e o fortalecimento da fiscalização ambiental.

Fotos: Daniel Castellano/SEDEST

Veja também

A Copel recebeu nesta terça-feira (2/12) o Selo Clima Paraná 2025, concedido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), do governo do Paraná. A

Leia mais

Com investimentos de R$ 13,1 milhões em obras de infraestrutura, novos equipamentos e manutenção da rede elétrica no Litoral do Paraná, a Copel preparou a região

Leia mais

A Copel realizou no último mês de novembro, em Maringá, o último encontro estratégico do ano com representantes de cerca de 20 empresas de telecomunicações

Leia mais