A Copel participou, no último dia 25/11, da 1ª Conferência de Energia do Oeste Paranaense, que reuniu cerca de 150 empresários, técnicos e especialistas na Associação Comercial e Industrial de Cascavel, para discutir desafios e oportunidades do setor elétrico diante de mudanças regulatórias.
O evento marcou o início de uma nova etapa de planejamento colaborativo regional, com a participação de instituições públicas, privadas e cooperativas, sob organização da Câmara Técnica de Energias do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e dos sistemas Ocepar e OCB.
Abrindo o encontro, o presidente do POD, Alci Rotta Júnior, ressaltou que o tema energia ganha ainda mais relevância diante de gargalos na infraestrutura e do avanço das fontes renováveis. Na palestra magna, o diretor financeiro e executivo da Itaipu, André Pepitone da Nóbrega, destacou a posição de liderança do Brasil na matriz renovável e defendeu investimentos contínuos em modernização e integração energética.
Expansão, políticas públicas e competitividade
O primeiro painel, “Políticas públicas e integração energética”, teve como um dos destaques a participação de Julio Shigeaki Omori, diretor executivo da Copel Distribuição. Omori apresentou dados atualizados sobre o Oeste do Paraná e ressaltou que 50 novas subestações estão em implantação em todo o Estado, reforçando o compromisso da Copel com a preparação da rede para o crescimento econômico e para eventos climáticos mais severos. O painel também teve a participação de Rui Benetti (Fiep) e Sandro Vieira (Supen), aprofundando discussões sobre investimentos, expansão de redes e demandas regionais.
No segundo painel, dedicado ao tema “Tarifa e consumidor: estratégia e competitividade”, o destaque foi a participação de Felipe Pessuti, da Copel Comercialização. Ele comentou tendências de mercado, estratégias para consumidores que buscam maior previsibilidade de custos e oportunidades no ambiente de contratação livre. O debate também teve a presença de Franklin Miguel (Electra), Samuel Rocha (Axia Energia), Cléber Buosi (Comerc) e o advogado Guilherme Berejuk.
O evento teve o apoio das cooperativas C.Vale, Frimesa, Copacol e Lar.


