Boletim de evento climático – 12/12/25

12/12/2025 – 12h

A Copel informa que ao longo da manhã cerca de 2 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento restabelecido, em todo o Paraná. Nesta fase dos trabalhos, as equipes de manutenção atendem especialmente circuitos de pequeno porte e chamados individuais, com danos na rede elétrica causados pelos eventos climáticos ocorridos nos últimos dias, após a formação de um ciclone extratropical sobre a região sul do Brasil.

Os eletricistas seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento a 3,8 mil domicílios, dos quais 2,6 mil estão na região Leste, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Outras 1 mil destas unidades consumidoras estão localizadas na região Centro Sul paranaense. Ambas as regiões trabalham com reforços de equipes para que a retomada dos serviços ocorra no menor prazo possível.

Os trabalhos seguem até que todos os clientes tenham a energia restabelecida.

Canais de atendimento Copel

Aplicativo da Copel (Android e iOS), gratuito nas lojas digitais
https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/falta-de-luz/
WhatsApp: https://wa.me/554130138973
Para situações de risco ou falta de luz, ligar para 08005100116.
Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.


12/12/2025 – 8h15

A Copel informa que as equipes de manutenção e operação da companhia trabalham no restabelecimento da energia de 5,7 mil unidades consumidoras em todo o Paraná, na manhã desta sexta-feira (12/12). Deste total, cerca de 4 mil clientes estão nos municípios da região Leste que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.  

Na capital há cerca de mil unidades consumidoras em religamento pelas equipes da Copel.

No Centro-Sul, há 1,2 mil unidades consumidoras em atendimento pela Copel com serviços de religamento. Nas regiões Norte, Sudoeste e Noroeste, há 417 desligamentos registrados sendo atendidos pela companhia. Os trabalhos seguem até que todos os clientes tenham a energia restabelecida.


11/12/2025 – 18h

A Copel informa que, em trabalho permanente, as equipes de manutenção e operação da companhia restabeleceram a energia de mais de 90% das unidades consumidoras que tiveram interrupção no fornecimento pelos efeitos dos fortes ventos que atingiram o Paraná nas últimas horas.  

Neste momento, as equipes trabalham no religamento de 12,8 mil unidades consumidoras em todo o Estado. Os trabalhos seguem até que todos os clientes sejam religados.

Os serviços continuam em locais com danos de grande extensão na rede elétrica, com as equipes atuando na recomposição da rede e na substituição de postes e equipamentos para o restabelecimento completo da energia.  

Em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, onde houve o registro do maior número de ocorrências, 9,4 mil unidades consumidoras estão sendo religadas pelas equipes da Copel.  

Na região Centro-Sul, há 3.082 unidades consumidoras com serviços de restabelecimento. Nas regiões Norte; Sudoeste, Oeste e Noroeste os religamentos envolvem 283 unidades consumidoras.    

No pico do evento climático severo que derrubou árvores, quebrou postes e causou grandes danos à rede elétrica em todo o Paraná, o número de interrupções no fornecimento de energia chegou a 288 mil, na quarta-feira (10/12). Em menos de 24 horas, as equipes da Copel recuperaram a rede e restabeleceram praticamente a totalidade dos clientes atingidos e seguem os trabalhos até que todos estejam religados.

Quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, pela ação dos ventos fortes, causaram danos severos e interromperam o fornecimento em diversas localidades. Mobilizadas, as equipes da Copel recuperaram em tempo recorde as estruturas de distribuição de energia para garantir o religamento de todos os clientes atingidos. 


11/12/2025 – 12h

A Copel informa que, neste momento, as equipes de manutenção e operação da companhia trabalham no religamento de 33,9 mil clientes no Estado. Deste total, 27,1 mil interrupções estão sendo atendidas no Leste, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral. Na capital há cerca de 2,8 mil desligamentos em atendimento. 
 
Na região Centro-Sul, as equipes atuam no restabelecimento da energia de 5,5 mil clientes. Nas demais regiões os trabalhos de religamentos envolvem 593 unidades consumidoras na região Norte; 490 no Sudoeste, 134 no Oeste e 50 no Noroeste. 

O pico de desligamentos registrado nesta quarta-feira pelos efeitos da ventania chegou a 288 mil em todo o Estado. Na capital, o número maior foi em torno de 50 mil unidades consumidoras com a energia interrompida no pico.  
Os trabalhos seguem até o restabelecimento da energia de todos os clientes.  

Equipes da Copel nos trabalhos de substituição de poste e recomposição da rede elétrica danificada pela queda de um galho de árvore de grande porte, no bairro Vista Alegre, em Curitiba.


11/12/2025 – 8h

A Copel informa que o trabalho realizado pelas equipes ao longo da noite e madrugada restabeleceu o fornecimento de energia a mais de 70% das unidades consumidoras que se encontravam desligadas na noite de ontem após os vendavais que atingiram o Paraná ao longo desta quarta-feira (10). De acordo com o sistema de meteorologia Simepar, o fenômeno ocorreu em consequência da formação de um ciclone extratropical na região sul do Brasil; as rajadas de vento chegaram aos 131,8 km/h.

Os desligamentos de energia decorrem principalmente da queda de galhos e árvores inteiras sobre a rede elétrica, o que causa curto-circuito e, em parte dos casos, o rompimento dos fios e até a quebra de postes.

Equipes de serviços, manutenção, obras e operação da companhia trabalham nesta quinta-feira no restabelecimento da energia a 53 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. Deste total, 42,5 mil estão no Leste do Estado, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A região concentra a maior parte dos serviços de recomposição da rede elétrica, mais de 3 mil ocorrências. Em Curitiba, a velocidade do vento ultrapassou 76 Km/h no início da tarde de ontem.

No Centro-Sul, as equipes trabalham no religamento de 7,7 mil clientes. Somadas, as regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte têm cerca de 2,9 mil unidades consumidoras com interrupção de energia em atendimento pelas equipes da Copel. Os trabalhos das equipes da companhia seguem até que todos os clientes sejam religados.

Canais de atendimento Copel

Aplicativo da Copel (Android e iOS), gratuito nas lojas digitais
https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/falta-de-luz/
WhatsApp: https://wa.me/554130138973
Para situações de risco ou falta de luz, ligar para 08005100116.
Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.


10/12/2025 – 20h

A Copel informa que equipes de manutenção e operação da companhia trabalham, na noite desta quarta-feira (10/12), no restabelecimento da energia de 190 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. Deste total, 152,9 mil estão no Leste do Estado, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A região é a que mais concentra serviços de recomposição da rede elétrica, danificada por rajadas de vento que chegaram a 126,7 km/h, em decorrência do ciclone extratropical que se deslocou pela região Sul em direção ao oceano.

Na capital, a velocidade do vento ultrapassou 76 Km/h no início da tarde. 

No Centro-Sul, as equipes trabalham no religamento de 22,9 mil clientes. Somadas, as regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte têm cerca de 14 mil unidades consumidoras com interrupção de energia em atendimento pelas equipes da Copel.

Os trabalhos das equipes da companhia seguem até que todos os clientes sejam religados.