
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) chega a sua quarta edição impulsionando estudantes e professores de todo o Brasil em uma jornada de ensinamentos sobre energia, consumo consciente e sustentabilidade. Uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a realização do evento conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todo o país, incluindo a Copel. As inscrições podem ser feitas pelas escolas até o dia 30 de setembro.
Para aproximar o conceito da eficiência energética da comunidade escolar e divulgar a realização da competição educativa, a equipe organizadora está percorrendo diversas escolas do Paraná. Uma das visitas realizadas esta semana foi aos estudantes de oitavo ano do Colégio Estadual José Aloísio Agarão – Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina. A atividade contou com a participação de 120 alunos, que aprenderam sobre o uso eficiente da energia, por meio de jogos e brincadeiras.
De acordo com o educador Jean Carlos Brati do Nascimento, que conduziu a interação com as turmas, a ideia é despertar o interesse dos alunos, de forma leve, como propõe a ONEE. As provas da olimpíada são baseadas no formato de jogos online. “Incentivar os alunos a participarem vai mais do que trazer conhecimento, mas sim formar cidadãos que entendam o valor da energia”, afirma Jean.
O coordenador de ações educativas com a comunidade na região Norte do Paraná, Renan Felipe Weffort Parceassepe, ressalta a importância do apoio da Copel no projeto: “Estamos levando aos estudantes do Paraná conhecimento sobre o uso consciente da energia elétrica. Isso é fundamental para reduzir emissões de gases de efeito estufa e formar uma geração mais consciente sobre a sustentabilidade.”

Sobre o ONEE
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética procura construir uma cultura energética mais consciente e alinhada ao Plano Nacional de Eficiência Energética. Realizada desde 2021, a ONEE é ainda uma porta de entrada para o universo das olimpíadas científicas: a classificação dos estudantes medalhistas para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte é automática.
Cronograma
Inscrições: Até o dia 30 de setembro. Devem ser realizadas pelo professor ou um representante da escola, no site www.onee.org.br.
Provas: As duas fases de provas podem ser realizadas em horário escolhido por cada escola, entre 06 e 10 de outubro.
Terceira fase e premiação: Para os primeiros colocados de cada estado, nos dias 05 e 06 de novembro, em Brasília.