Inscrições estão abertas até 30 de setembro; competição online convida estudantes de 8º e 9º anos de todo o Brasil a aprender sobre a energia de modo interativo

A Copel está levando conhecimento sobre uso consciente da energia elétrica a estudantes do Paraná por meio da Blitz da Eficiência Energética. A blitz é uma ação itinerante que divulga a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). As atividades já passaram por escolas em Foz do Iguaçu e Curitiba, e seguem com novas edições na capital e em Londrina. As inscrições para as escolas interessadas em participar das olimpíadas estão abertas até o dia 30 de setembro. As provas acontecem entre os dias 6 e 10 de outubro.
O coordenador das ações de eficiência energética da Copel, José Arthuro Teodoro, explica que a iniciativa é dirigida a estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. “Este projeto alia aprendizado e diversão. A ideia é despertar por meio de jogos o interesse dos alunos para a importância do uso eficiente da energia como parte da sustentabilidade. Cada estudante se torna um multiplicador desse conhecimento, em sua família e na comunidade”, afirma. Na próxima semana, a blitz de divulgação visita os colégios Aplicação/UEL, Déa Alvarenga e o 2o Colégio Militar no Jardim Leonor, em Londrina.
Premiações ampliadas
Uma das novidades desta edição da Olimpíada de Eficiência Energética é a ampliação das premiações, que agora reconhecem não apenas os estudantes, mas também os professores que se destacarem no engajamento de suas turmas. Os profissionais com maior pontuação em diversas categorias poderão ganhar vale-presentes de até R$15 mil, além de uma viagem para conhecer a capital federal.
A medida quer valorizar o esforço coletivo e estimular toda a comunidade escolar a se envolver no processo de aprendizagem e conscientização sobre a eficiência energética. Além disso, os estudantes mais bem colocados na competição serão premiados com notebook, vale-presente e uma viagem a Brasília.
Plataforma de treinamento
Outra novidade anunciada é o ambiente virtual de aprendizado preparado para os professores. São quatro módulos com conteúdo interativo e materiais pedagógicos de apoio. Nele, é possível conhecer as intersecções com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dão sentido ético e pedagógico à olimpíada. O recurso foi desenvolvido para apoiar os educadores durante toda a preparação para a competição, garantindo mais acesso ao conhecimento e facilitando a troca de experiências entre as escolas participantes.
Outro material disponível para quem quiser se aprofundar na preparação para a ONEE 2025 é uma maratona com 30 questões aplicadas em provas das edições anteriores.

Cronograma
Inscrições: Até o dia 30 de setembro. Devem ser realizadas pelo professor ou um representante da escola, no site www.onee.org.br.
Provas: As duas fases de provas podem ser realizadas em horário escolhido por cada escola, entre 06 e 10 de outubro.
Terceira fase e premiação: Para os primeiros colocados de cada estado, nos dias 05 e 06 de novembro, em Brasília.