Notícias

Com líderes do setor elétrico, presidente da Copel destaca suporte à inovação e sinaliza investimentos em usinas reversíveis

No congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel), em Manaus, nesta quarta-feira (17/9), o presidente da Copel, Daniel Slaviero, elogiou o estímulo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à inovação e sinalizou investimentos da companhia paranaense em usinas reversíveis.

“Já foram investidos R$ 46 bilhões em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil. Agradecemos à Aneel por estimular os PDIs. A Copel já tem exemplos consolidados e irá avançar em projetos de usinas reversíveis, como fontes de geração limpa e renovável aptas a suprir rapidamente a demanda por potência energética. O suporte à inovação é o primeiro estímulo a projetos que dão resultados sólidos e incentivam o desenvolvimento de novas tecnologias”, afirmou Slaviero.

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, com lideranças do setor elétrico no Citeenel, em Manaus.

Os programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) foram pontos de destaque no painel “Investimentos em abordagens inovadoras para descarbonização”, com a participação do presidente da Copel e que teve como moderador o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa e demais painelistas o diretor presidente da empresa Eneva, Lino Cançado; a presidente da SPIC Brasil, Adriana Waltrick; o presidente da Isa Energia, Rui Chammas e a presidente da Comerc, Clarissa Sadock.

Exemplos consolidados

Daniel Slaviero citou como exemplos de êxito de investimentos em PDIs, feitos pela Copel em parceria com a Aneel, os Smart Grids, que resultaram no programa da Rede Elétrica Inteligente, primeiro e maior do Brasil, de implantação de 2 milhões de medidores inteligentes de energia no Paraná e também o suporte à eletromobilidade.

A Copel é pioneira na implantação de estações de recarga rápida de veículos elétricos que cortam o Paraná chegando até Santa Catarina, outro exemplo de investimento em inovação. São 23 estações de recarga, distribuídas nas BRs 277, 376 e 101, esta última no estado vizinho. A eletrovia foi inaugurada pela Copel em julho de 2018, com 11 estações distribuídas ao longo da BR-277, cobrindo aproximadamente 730 km de rodovias no Estado passando pelas cidades de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e chegando à Foz do Iguaçu. Na época já era considerada a maior eletrovia do Brasil. A malha foi expandida em 2022, a partir de uma parceria da Copel com a startup Move, passando a ligar desde Londrina, no Norte paranaense, a Joinville, no norte catarinense.

Usinas reversíveis
O investimento em projetos de usinas hidrelétricas reversíveis está entre as prioridades da Copel, segundo Daniel Slaviero. São modelos que permitem flexibilidade na geração para suprir a demanda por energia, já utilizados em larga escala em países como China e EUA e com grande potencial para utilização no Brasil, pioneiro em hidrelétricas.

Com o tema “Inovação e Eficiência Energética para um Futuro Resiliente: Traçando Caminhos para Segurança Energética, Sustentabilidade e Equidade”, o Citeenel 2025 reúne, durante três dias (17 a 19/9) na capital do Amazonas, autoridades, representantes do setor elétrico, especialistas nacionais e internacionais.

Veja também

No congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico (Citeenel), em Manaus, nesta quarta-feira (17/9), o presidente da Copel, Daniel Slaviero, elogiou o

Leia mais

Maior empresa do Paraná e a quinta maior da Região Sul, de acordo com o ranking das 500 maiores do Sul – Grandes & Líderes 2025,

Leia mais

A Copel está reforçando a rede de distribuição de energia em Maringá, no Noroeste do Paraná, com a construção de oito novos circuitos de média

Leia mais