Notícias

Produto de inovação da Copel avança para o mercado internacional

Com apenas dois anos no mercado, o MEDCAP, produto inovador lançado pela Copel Geração e Transmissão, consolida-se como referência tecnológica no setor elétrico brasileiro e inicia expansão para outros países. Desenvolvido por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o equipamento reduz em até 70% o tempo de inspeção de bancos de capacitores em subestações, com mais precisão e segurança para as equipes de manutenção, além de funcionalidades inéditas na categoria

O MEDCAP foi criado para tornar mais ágil e eficiente uma tarefa essencial à operação do sistema elétrico: a inspeção dos bancos de capacitores, dispositivos responsáveis por melhorar a eficiência e reduzir perdas de energia nas subestações. Com a tecnologia, é possível realizar medições com o banco desenergizado e aterrado, sem necessidade de desconexões ou desmontagem de módulos, minimizando riscos e encurtando significativamente o tempo de trabalho, além de permitir análise aprofundada já durante os testes, enquanto a equipe ainda está em campo.

“O MEDCAP vem ajudando as equipes de manutenção da Copel GT nas manutenções preventivas e corretivas, proporcionando redução de perdas relacionadas à Parcela Variável com a detecção mais rápida de defeitos”, destaca o gerente da Divisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Copel GT, Leandro Foltran.

Produzido e comercializado com exclusividade pela Montrel Tecnologia, parceira no desenvolvimento da inovação e licenciada pela Copel, o MEDCAP conta com proteção de propriedade intelectual, incluindo registro de marca e registro de programa de computador, além de pedido de patente. Além de representar um avanço tecnológico, o produto demonstra a capacidade da indústria nacional para oferecer soluções competitivas no mercado global.

“Com dois anos de mercado, o MEDCAP superou as expectativas de alcance de mercado e confirma o potencial de inovação gerado a partir da cooperação entre empresas e centros de pesquisa, reforçando a posição da Copel GT, do instituto de pesquisas Lactec e da Montrel Tecnologia como protagonistas na criação de soluções eficientes e globais no segmento de energia elétrica”, completa Foltran.

Desde a entrada no mercado, em 2023, o MEDCAP passou por aprimoramentos importantes. Entre as melhorias estão o case com revestimento emborrachado, que oferece proteção adicional contra impactos e vibrações em campo, e a nova garra tipo Kelvin (medição a quatro fios), maior e mais versátil, reduzindo a resistência de contato

nas medições. Essa nova garra conta com abertura ampliada e corpo reforçado, possibilitando fixação confiável em cabos de diversas bitolas e em parafusos ou terminais de maior diâmetro, sendo compatível com praticamente todos os modelos de bancos de capacitores.

Outra evolução foi o firmware (programa interno do equipamento), atualizado com navegação mais intuitiva e execução automática de sequências de testes (testes cíclicos), o que proporciona ganho de tempo na inspeção e maior padronização no procedimento.

Mercado em expansão

O MEDCAP já desperta interesse tanto no Brasil quanto no exterior. O equipamento é utilizado e homologado por diversos fabricantes de capacitores, nacionais e internacionais – como a Bree e a Siemens Energy. Nos Estados Unidos, importantes empresas conduzem testes de homologação desde o início de 2025, com negociações e aprovações em curso. No Brasil, as principais concessionárias de transmissão realizam ensaios recorrentes e operação assistida com o MEDCAP em operação assistida em diferentes subestações. Empresas como Cemig GT, ISA Energia Brasil, Taesa, State Grid Brasil e companhias do grupo Eletrobras (como Furnas e Eletronorte) já utilizam e aprovam o equipamento.

A presença internacional da tecnologia também se fortalece. A Montrel mantém distribuidores ativos em países da América Latina como Peru, Colômbia, Chile, Argentina e Equador, com o MEDCAP já em uso – por exemplo, na ISA Perú. E esse sucesso não se restringe ao continente americano, com tratativas avançadas no Oriente Médio, na Ásia e na Oceania.

O MEDCAP tem se destacado em eventos do setor – foi apresentado nas últimas edições do Sendi e do SNPTEE, e em feiras internacionais, como a Middle East Energy Dubai 2025. Em outubro de 2025, estará novamente em destaque na ExpoSNPTEE. Também está confirmada a participação na feira FISE (Colômbia).

“É uma satisfação ver uma solução desenvolvida no Brasil chegar competitiva ao mercado internacional. O MEDCAP é fruto de engenharia, parceria e aprendizado em campo; seguimos comprometidos com inovação responsável e com o fortalecimento da indústria nacional. Agradecemos à Copel e ao Lactec pelo caminho construído no PD&I da ANEEL”, destaca Lucas Zancopé Valério, Diretor de Produtos (CPO) da Montrel Tecnologia.

Veja também

A Copel reuniu, nesta quarta-feira (10/9), em Curitiba, representantes de cerca 40 operadoras de telecomunicações e dados, que atuam nas regiões Leste e Centro-Sul do

Leia mais

Com apenas dois anos no mercado, o MEDCAP, produto inovador lançado pela Copel Geração e Transmissão, consolida-se como referência tecnológica no setor elétrico brasileiro e

Leia mais

A Copel iniciou nesta semana a instalação de medidores inteligentes – os chamados smart meters – em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A ação marca mais um

Leia mais