Em três eventos do Programa Iluminando Gerações realizados neste ano, profissionais da Copel que atuam no Centro-Sul paranaense já orientaram perto de 800 crianças, de 10 escolas municipais, sobre os cuidados com a rede elétrica.
Na última sexta-feira (11/4), 100 estudantes do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Didio Augusto, de União da Vitória, acompanharam a palestra a “Energia Elétrica e Você, Sustentabilidade, Segurança com Energia”, ministrada pela equipe da Copel na cidade formada por Dgessica Andressa Filus, Tatiane Gruba, Ernani Fudal e Fernando José Chelepa. O evento teve o apoio da diretora da escola, Glaucia Nogara e a participação de 10 professoras da instituição.
Foi o segundo evento realizado na semana no Centro-Sul, como parte do plano de ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da regional da Copel. Na terça-feira (8/4), as orientações do Programa Iluminando Gerações envolveram 454 estudantes do 4º e 5º anos de oito escolas municipais na cidade de Rebouças, no Centro Cultural Flórido Cabral.
As atividades voluntárias dos copelianos que atuam na região iniciaram em 21 de fevereiro, na cidade de Rio Azul, com 245 estudantes da Escola Municipal Professora Vanda Hessel.
Os espectadores envolvidos nos três eventos do Iluminando Gerações realizados até aqui, somam perto de 900 pessoas, das quais 799 crianças com idades entre oito e 10 anos e 85 profissionais da educação, entre professores e funcionários de escolas municipais.

Segurança em primeiro lugar
Na escola municipal Professor Didio Augusto, em União da Vitória, o evento envolveu a todos os presentes. “As crianças se entusiasmaram com a apresentação e com dicas de uso da energia de forma segura, comprometendo-se a transmitir o conhecimento em casa e na comunidade”, disse Dgessica Andressa Filus.
Devidamente trajado com Equipamentos de Proteção Individidual (EPIs) como “eletricista mirim”, o pequeno Pietro Antônio Misva Padilha foi sensação no evento.
Compartilhados com os demais estudantes, os EPIs serviram para demonstrar o quanto ouso é importante no dia a dia do eletricista para a segurança na execução das tarefas junto à rede elétrica.
No pátio da escola o veículo da Copel e outros equipamentos de trabalho e segurança provocaram a curiosidade e imaginação das crianças que puderam conhecer um pouco do trabalho que a companhia realiza.