Notícias

Na ExpoLondrina, Copel promove educação sobre uso seguro da energia

A Copel está presente na 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina com atividades voltadas à orientação sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. A participação da companhia inclui atendimento ao público, divulgação de programas da empresa e ações educativas voltadas a crianças e adolescentes que visitam o evento.

Um dos destaques é a recepção de milhares de estudantes no estande da Copel. Ao longo de toda a semana, os alunos assistem a pequenas palestras nas visitas guiadas, com orientações sobre o uso seguro da eletricidade e boas práticas para o consumo consciente da energia. As atividades contam com o apoio de funcionários voluntários da companhia e a presença do mascote Lúcio, que interage com os visitantes durante todo o dia.

“Durante as explicações, muitas crianças compartilham situações do dia a dia envolvendo riscos com eletricidade, o que abre espaço para reforçarmos a importância da prevenção”, relata a técnica comercial Fernanda Canetti Galão Vicente, sobre o atendimento às escolas. Ela também destacou o interesse do público em temas como o Programa Paraná Trifásico e a adesão à fatura digital.

A professora Natália Biazão Kern acompanhou os alunos durante a visita de uma escola particular da cidade, e destacou a importância da iniciativa: “As crianças são curiosas, gostam de tocar e explorar. Quando aprendem desde cedo que não devem mexer em fios soltos, tomadas ou aparelhos ligados na tomada, estamos evitando que os acidentes aconteçam”.

Além das atividades educativas, crianças e jovens recebem o kit educativo do Programa Iluminando Gerações, com cartilha, lápis, régua e outros materiais escolares, a fim de incentivar a continuidade do aprendizado em casa e na escola. O material segue sendo entregue até o final da feira, no próximo domingo (13), às famílias que visitam o evento.  

Rede trifásicas para o campo

O maior programa de construção de redes rurais do Brasil já entregou 3 mil quilômetros de novas redes construídas na região Norte do Paraná – destaque para Cândido de Abreu, que encerrou 2024 com 241 km, Londrina, com 138 km e Ivaiporã, com 107 km de redes trifásicas.

O Paraná Trifásico já beneficia 375 municípios do Estado, ou seja, 94% do total. Até o final deste ano, a iniciativa vai proporcionar a construção de 25 mil quilômetros de redes em todo o Paraná, parte de um investimento recorde de R$2,5 bilhões em infraestrutura de distribuição de energia em 2025, para toda a área de concessão atendida pela Copel.

O objetivo do programa é transformar a espinha dorsal da rede de distribuição elétrica no meio rural, substituindo a antiga tecnologia monofásica por redes trifásicas mais modernas e robustas. Além de garantir energia com mais qualidade e segurança, o programa facilita o acesso dos produtores rurais a essa tecnologia a um custo muito mais acessível do que praticado anteriormente.

Veja também

Nos dias frios de inverno, a busca pelo conforto térmico faz crescer o uso de aquecedores, chuveiros elétricos em potência máxima, entre outros equipamentos elétricos.

Leia mais

Clientes da Copel que passarem pela sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), na Rua XV de Novembro, em Curitiba, podem contar agora com os

Leia mais

A Copel recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor energético brasileiro, o Prêmio ANEEL de Ouvidoria, na categoria de distribuidoras com

Leia mais