Notícias

Eficiência energética da Copel reduz consumo de energia em hospital de Pato Branco

Imagem aérea do hospital São Lucas, em Pato Branco, com placas fotovoltaicas

O Hospital São Lucas, de Pato Branco, está entre as instituições beneficiadas por um edital voltado à eficiência energética em hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. Com a substituição de equipamentos de ar-condicionado e a instalação de mais de 300 placas fotovoltaicas, a unidade tem alcançado economia no consumo e redução dos custos com a energia elétrica. 

De acordo com o superintendente do hospital, Sergio Luiz Wolker, a iniciativa tem impacto direto na qualidade dos serviços prestados. “Além da economia financeira, temos a sustentabilidade ambiental. Com a economia que tivemos, conseguimos melhorar a estrutura física e adquirir novos equipamentos. Com isso, melhoramos a qualidade no atendimento aos pacientes”, afirma. A instituição atende mensalmente mais de mil internamentos e realiza, em média, 12 mil consultas. 

O edital que possibilitou essas melhorias faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel e disponibilizou R$ 35,2 milhões para a substituição de equipamentos de climatização, iluminação e cuidados hospitalares por modelos mais eficientes, além da instalação de sistemas de geração própria de energia. Os recursos foram distribuídos entre 41 hospitais localizados em 33 municípios do Paraná.  A projeção é de uma economia anual de 11 mil megawatts-hora, o equivalente ao consumo de cerca de 6 mil residências no estado. 

Programa de Eficiência Energética

Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), financia projetos para promover o uso racional da energia elétrica. Por meio de chamadas públicas, o programa investe em ações que geram economia no consumo e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. 

Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que conta sobre os projetos executados e os benefícios esperados para instituições de todas as regiões do Paraná. 

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais