A Copel está realizando uma obra de melhoria na rede elétrica do bairro Lago Azul, em Cascavel, para aumentar a qualidade do fornecimento de energia na região. Os trabalhos ocorrem em três etapas e beneficiarão, ao todo, 380 famílias. A previsão é de que todas as fases sejam concluídas até agosto de 2025.
As obras somam 4,7 quilômetros de novas redes de média e baixa tensão, além de 175 novos postes instalados para tornar mais robusta a infraestrutura elétrica que atende a região. A primeira etapa da obra está prevista para ser finalizada nesta sexta-feira, dia 28 de março de 2025. Nesta fase, 152 consumidores já serão beneficiados, incluindo um poço da Sanepar localizado no fundo de vale entre os bairros Florais do Paraná e Lago Azul.
Os serviços envolvem a conversão da tensão da rede do loteamento, em um padrão construtivo robusto que inclui a instalação de cabos de média tensão protegidos contra o toque de vegetação e objetos estranhos, como as pipas, e cabos de baixa tensão isolados. Essa modernização visa tornar a rede mais segura e resistente a interferências externas, reduzindo a ocorrência de desligamentos e aumentando a confiabilidade do sistema elétrico.
Nesta primeira fase, as melhorias contemplam as seguintes ruas: Lagoa dos Patos, Lagoa Rodrigo de Freitas, Lagoa Mangaba e parte da Rua Lagoa Camarim. O trecho irá receber 68 novos postes e 2,7 quilômetros de redes. A obra seguirá com mais duas fases: a segunda etapa beneficiará 165 consumidores e contará com a instalação de 69 novos postes; já a terceira fase contemplará 63 consumidores, com a instalação de mais 38 postes.
O gerente de Operações de Campo na região Oeste, Carlos Galina, afirma que o empreendimento é uma mostra do comprometimento da Copel com a melhoria contínua dos serviços prestados. “Sabemos que esta é uma obra aguardada pela comunidade, e temos a certeza de que ela irá impactar de forma muito positiva a qualidade de vida e a possibilidade de desenvolvimento do Lago Azul”, afirma.
Investimento recorde
Com um investimento de R$ 523,3 milhões para este ano, a região Oeste do Paraná concentra o maior volume de aportes previstos pela Copel para 2025 na infraestrutura de distribuição de energia. Os recursos serão aplicados em obras de alta tensão, que fortalecem as redes de transmissão, em melhorias na média tensão, para aprimorar a distribuição de energia nas áreas urbanas e rurais, e na ampliação da tecnologia da Rede Elétrica Inteligente. No total, a companhia destinará R$ 2,5 bilhões em 2025 para obras na rede de energia em todas as regiões do Estado.