A subsidiária de Geração e Transmissão da Copel foi certificada na norma ISO 56001, também conhecida como a ‘ISO da Inovação’. Pioneira, a empresa está entre as dez primeiras do mundo a obter essa certificação, sendo a segunda do setor elétrico a conquistá-la no continente americano.
“Essa validação externa é muito relevante, um reconhecimento à busca constante por novas soluções que geram valor, melhoria nos processos e fortalecimento da cultura de inovação”, afirma o diretor-geral da Copel GeT, Fernando Mano.
Estabelecida pela Organização Internacional para Normalização (ISO), a norma 56001 refere-se a um conjunto de procedimentos e diretrizes para empresas que almejam melhor estruturar e gerenciar os processos de inovação de forma eficaz com a adoção de novas estratégias e organizações empresariais.
Segundo o gerente da divisão de P&D e Inovação, Leandro Foltran, diversas medidas vinham sendo tomadas dentro da GeT nos últimos anos e a certificação vem confirmar a qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes tanto no incentivo ao intraempreendedorismo, como na inovação aberta – atuando junto a startups e investindo de forma relevante no programa de P&D Aneel.
Com múltiplas ações caminhando simultaneamente, Foltran explica que foi necessário otimizar todos os processos. Ao buscar referências no mercado, a equipe avaliou que o modelo proposto no framework da ISO seria a ferramenta mais adequada para esse fim: “Precisávamos de um sistema que fizesse todas essas iniciativas conversarem, estabelecendo padrões e ferramentas para acompanhar o processo de inovação empresarial na totalidade”, conta o gerente. A preparação para obter o certificado ISO teve suporte da PALAS, consultoria pioneira no Brasil.
Segundo Foltran, o processo iniciou em maio de 2024 e, ao longo de sete meses, foram realizadas análises documentais e revisados objetivos, indicadores e metas. Também foi elaborado um manual de governança com o resumo de todo o processo interno de fomento à inovação. Entre os dias 22 e 24 de janeiro, a equipe da Copel GT passou pela auditoria externa em janeiro deste ano e, no fim de fevereiro, recebeu o certificado internacional.
Para Alexandre Pierro, sócio fundador da PALAS, seguir os princípios da ISO 56001 é uma passo importante para as operações. “Um dos grandes focos dessa norma é a geração de valor nos resultados, fortalecendo a cultura de inovação nas empresas. Conduzir este processo na Copel foi extremamente gratificante para nós, auxiliando a desenvolverem uma governança para a inovação robusta que alavanque seu potencial no mercado”, comenta.
