A Copel concluiu a atualização do seu Código de Conduta, um documento essencial que reafirma os princípios éticos que guiam a companhia como uma empresa sólida, confiável e comprometida com a identidade cultural, valores corporativos e compromissos com o mercado e a sociedade. O novo formato foi desenvolvido em colaboração com diversas áreas da companhia, refletindo as melhores práticas de mercado e alinhando-se ao novo padrão corporativo da Copel.
A revisão do Código foi criteriosa e conduzida com abrangência. Foram incorporadas as mudanças decorrentes da transformação da companhia em corporação, atualizadas normas para garantir conformidade com a legislação vigente e os processos foram alinhados ao novo Regulamento de Contratações. O trabalho também incluiu a incorporação de melhores práticas de mercado, tomando como referência plataformas como Dow Jones, Índice de Sustentabilidade Empresarial, Instituto Ethos, Pró-Ética e o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. Além disso, mais de 550 contribuições dos colaboradores foram recebidas e analisadas por meio de pesquisa interna, enquanto códigos de conduta de empresas referência foram avaliados para identificar oportunidades de melhorias.
Entre as principais atualizações, destacam-se a adequação ao novo regime jurídico da companhia, a inclusão de políticas e cartilhas relacionadas aos temas abordados, orientações mais claras sobre o conceito de conflito de interesses e a atualização do item sobre segurança da informação, incorporando tópicos de cibersegurança e inteligência artificial. O novo Código reflete a busca constante por excelência e compromisso com a integridade.