Obras ampliam a qualidade e a segurança no fornecimento de energia
A Copel está investindo na modernização e ampliação da infraestrutura elétrica em Maripá, no Oeste do Paraná, por meio de obras que vão garantir mais segurança e qualidade no fornecimento de energia. Os empreendimentos fazem parte do plano estratégico da companhia para fortalecer a rede de distribuição no estado, que tem investimento recorde previsto pela Companhia em 2025.
Entre os investimentos previstos para a região está a melhoria de alimentação ao tronco urbano, que irá otimizar a distribuição de energia em Maripá. A iniciativa inclui a construção de uma nova rede, com 20 quilômetros de extensão, que irá atender Maripá a partir da subestação Palotina, operada em alta tensão. Adicionalmente, a implementação de um religador automático tem como objetivo agilizar a recomposição do fornecimento à área urbana, em eventuais desligamentos por ação externa sobre a rede da Copel. Este equipamento melhora a estabilidade do sistema e reduz o tempo de interrupção no caso de falhas. O investimento nessas melhorias será de R$4,8 milhões, beneficiando diretamente 2 mil unidades consumidoras. A previsão é de que as obras sejam entregues em dezembro deste ano.

A área rural também será beneficiada pelos investimentos na infraestrutura de distribuição de energia elétrica na região. A principal ação neste sentido é a construção de uma nova linha, com 30% de andamento concluído e previsão de entrega também para o mês de dezembro, que irá beneficiar 1,5 mil domicílios na área que compreende a Linha Rio Azul, Linha Cinco Mil, Linha 05 de Outubro e Pérola Independente, em Maripá, a partir da subestação Assis Chateaubriand. Com 70 quilômetros de extensão, a construção deste novo circuito é orçada em R$13,1 milhões. Esta nova rede tem previsão de entrar em operação em 2026.
Expansão de redes
De acordo com o superintendente de Engenharia de Expansão da Copel, Edison Ribeiro, as iniciativas fazem parte de um plano mais amplo de modernização da rede elétrica paranaense, que inclui a instalação de equipamentos automatizados para respostas mais ágeis a ocorrências e a melhoria do atendimento aos clientes, além de reforços importantes com o trifaseamento de toda a espinha dorsal de redes rurais. As regiões Oeste e Sudoeste do Estado são as que recebem o maior volume de obras do programa Paraná Trifásico, com 6.760 quilômetros de redes já construídas.
O engenheiro aponta que as obras já iniciadas e as que ainda terão início na região de Maripá trarão benefícios de longo prazo: “Com esses investimentos, reforçamos nosso compromisso em garantir um fornecimento de energia mais estável e eficiente para os moradores e empresas de Maripá e região. Nosso intuito é sempre contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios atendidos”, afirma.
