Notícias

Copel mantém certificação internacional sobre melhores práticas de gestão de compliance 

A Copel foi aprovada pela auditoria externa de manutenção da certificação ISO 37.301, realizada nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2025. O processo avaliou o gerenciamento e a operação do Programa de Integridade da Holding, garantindo a conformidade das atividades de Compliance, Controles Internos e Riscos Corporativos com as melhores práticas internacionais. 

A certificação foi concedida pela QMS Certification (QMS do Brasil Serviços de Certificação Ltda), uma certificadora internacional presente em mais de 30 países e especializada em certificações de sistemas de gestão. O certificado atual permanece válido até 22 de fevereiro de 2026, quando a Copel passará por um novo processo de recertificação. 

O diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto, destaca a importância do compromisso contínuo da companhia com a conformidade e a melhoria das práticas de integridade. “Passamos por todas as fases da Certificação ISO 37.301, por meio de um amplo processo que iniciou em 2022. Agora, temos o compromisso de garantir o funcionamento adequado do Programa de Integridade da Copel e aperfeiçoar ainda mais as nossas ações”, afirma. 

A certificação ISO 37.301 foi conquistada pela Copel em 2023, após uma auditoria detalhada que avaliou todas as iniciativas do Programa de Integridade. Desde então, a companhia tem passado por auditorias anuais de manutenção para assegurar a continuidade das boas práticas. 

ISO 37.301  

O objetivo da certificação ISO 37.301 é ajudar a organização a desenvolver e disseminar uma cultura positiva de conformidade, com uma gestão de riscos sólida e eficaz aplicada a todas as atividades da empresa. 

A norma contém uma série de termos e definições para se ter um sistema de gestão de compliance efetivo dentro das organizações, como o comprometimento em todos os níveis, a determinação de um escopo com monitoramento e medição, a elaboração e a documentação de uma política de compliance, a análise crítica pela direção e a realização de auditorias internas, entre outras.   

Um dos objetivos da certificação ISO 37301 é assistir as organizações a desenvolver e disseminar uma cultura positiva de compliance, gerando alguns benefícios, como a melhoria das oportunidades e da sustentabilidade do negócio, e a proteção da credibilidade e da reputação da organização.  

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais