A Copel Mercado Livre apresentou na última segunda-feira (11/11), durante o Business Lunch promovido em parceria com o LIDE Paraná, as oportunidades de economia de até 35% na conta de luz para empresas que aderirem ao mercado livre de energia – modelo que permite negociações diretas com fornecedores de energia.
Durante o evento, a companhia destacou seu fornecimento de energia de fontes 100% renováveis, uma meta alcançada com um ano de antecedência, de acordo com seu planejamento estratégico.
Rodolfo Lima, diretor-geral da Copel Mercado Livre, liderou a palestra principal, explicando como essa modalidade oferece flexibilidade e controle para definir preços e condições de pagamento.
Lima destacou que, desde o início do ano, todas as empresas conectadas à rede de média e alta tensão estão aptas a migrar para o mercado livre, potencializando sua competitividade com a redução de custos operacionais e maior previsibilidade nos gastos com energia.
“Estamos em um momento em que a redução de custos operacionais e a previsibilidade são essenciais para a sustentabilidade dos negócios,” explicou Lima. “Com o mercado livre, os empresários têm maior controle sobre os gastos com energia, protegendo-se das oscilações de preços, especialmente em tempos de bandeira tarifária alta”, comentou.
Energia renovável
Além disso, a Copel oferece aos clientes a opção de adquirir certificados de energia renovável (I-RECs), que atestam o consumo de energia limpa, uma demanda crescente por parte de investidores e consumidores conscientes.
O superintendente de clientes da Copel Mercado Livre, Artur Felipe Pessuti, reforçou que as empresas que optam por energia renovável ganham um diferencial competitivo ao demonstrar compromisso com práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental, alinhadas à transição energética. Segundo ele, “o mercado reconhece o valor de empresas comprometidas com a sustentabilidade, e os I-RECs comprovam que seus produtos têm uma pegada ambiental mais leve”.
LIDE Paraná
O evento, organizado pelo LIDE Paraná, reafirma seu papel em promover discussões que ajudam empresários a reduzir custos e agregar valor de forma sustentável. A presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, também sublinhou a importância dos I-RECs promovidos pela Copel, destacando que essa certificação representa um diferencial em práticas alinhadas aos princípios ESG. “Nosso objetivo é incentivar práticas que integrem as empresas às demandas ambientais e sociais atuais,” afirmou Heloisa, ressaltando o valor do mercado livre como uma oportunidade de construir uma matriz energética mais limpa e sustentável.
Mais informações: LIDE Paraná





