Notícias

Copel apresenta inovações e leva três prêmios no XXVII SNPTEE

A Copel teve três trabalhos premiados no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que ocorreu de 26 a 29 de novembro, em Brasília (DF).  

O superintendente de Gás, Biomassa, Serviços e Inovação da DDN, Carlos Diego do Valle Pedroso, recebeu o prêmio de melhor trabalho no Grupo de Aspectos Empresariais com o case dos programas de inovação aberta e de investimentos em startups: Copel Volt e Copel Ventures. “É uma honra e um reconhecimento do esforço coletivo na Copel. Destaco a importância da integração entre diferentes áreas da empresa e a colaboração com empresas emergentes para impulsionar novos negócios e criar oportunidades para o setor elétrico”, afirma o superintendente.  

No Grupo de Estudos de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos (GMA), teve dobradinha da Copel GeT. O analista ambiental Fernando Cesar Ferreira conquistou o segundo lugar do grupo com o trabalho “Vertedouros, supersaturação gasosa e peixes amazônicos: a investigação do caso da UHE Colíder”. “É o reconhecimento de anos de dedicação intensa de todos os envolvidos na questão, profissionais da área Ambiental, Hidrologia, Engenharia, Operação e Manutenção, Diretoria, o próprio Comitê de interação entre peixes e a UHE Colíder, entre outros. Essa é uma vitória nossa e da Copel”, destaca Fernando Ferreira.  

E o terceiro lugar do GMA ficou para o case da experiência da GeT na avaliação da relação entre a operação da UHE Colíder e a ictiofauna do rio Teles Pires, apresentado por Anderson Nascimento de Araújo. “Este prêmio é o reconhecimento de um importante trabalho multidisciplinar desenvolvido com extrema competência pelas áreas de operação, meio ambiente e engenharia da Copel GeT. O trabalho foi bastante desafiador para as equipes, sendo que foram desenvolvidas diversas ações ao longo de quatro anos, com resultados relevantes para a Copel, meio ambiente e meio científico”, diz Anderson Araújo. 

Nesta edição do SNPTEE, o gerente do Departamento de Engenharia de Geração e Transmissão, Mauro Bubniak representou a Copel na Comissão Técnica do Seminário. 

Confira a lista de trabalhos apresentados pelos profissionais da Copel no evento deste ano: 

Programas de inovação aberta e de investimentos em startups: a experiência da companhia paranaense de energia com o Copel Volt e o início do Copel Ventures (corporate venture capital) 

Apresentador: Carlos Diego do Valle Pedroso 

Coautores Copel: Erika Nishimura, Cristiane Garbin Langner, Osvaldo Garcia e Luis Gustavo Socher 

Grupo de Estudo de Aspectos Empresariais – GAE 

Vertedouros, supersaturação gasosa e peixes amazônicos: a investigação do caso da UHE Colíder. 

Autor: Fernando Cesar Ferreira 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Avaliação da relação entre a operação da UHE Colíder e a ictiofauna do rio Teles Pires: a experiência da Copel GeT 

Apresentador: Anderson Nascimento de Araújo  

Coautores Copel: Marcos Vinícius Andriolo,  Soraia Giordani e Fernando Cesar Ferreira  

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Análise do desempenho de um trocador de calor óleo-água utilizado em transformador de potência considerando a substituição de OMI por OVI 

Apresentador: Micael Marcio Oliveira (UFSM) 

Coautores Copel: Marco Antonio Marin, Nelson Veloso Vieira e Germano Fröhlich Moraes 

Grupo de Estudo de Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes – GTM 

Estudo de sistemas isolantes para transformadores de potência imersos em líquidos 

Apresentadora: Helena Maria Wilhelm (Vegoor) 

Coautores Copel: Marco Antonio Marin, Nelson Veloso Vieira e Germano Fröhlich Moraes 

Grupo de Estudo de Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes – GTM 

Subprograma de monitoramento de resíduos sólidos e PCB 

Apresentadora: Letícia Ferreira da Silva Pinto 

Coautoras: Julia Azevedo Santos e Juliana Cristina dos Santos 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Abrangência, monitoramento e desempenho ambiental: os desafios na utilização de indicadores para a gestão socioambiental dos empreendimentos em operação da Copel GeT 

Apresentadora: Jéssica Motta Luiz Bom 

Coautoras: Geovanni Fedalto e Vanessa Barreto da Silva 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Refusão por TIG de revestimentos aspergidos utilizando liga SMR ANCR, resistente à cavitação para recuperação de rotores de turbinas hidráulicas. 

Apresentador: Romildo Tristante 

Grupo de Estudo de Geração Hidráulica – GGH 

Monitoramento de vibrações em mancais do rotor de aerogeradores: influência de parâmetros operacionais e análise de dados para identificação de falhas  

Apresentador: Alessandro Presznhuk Filho (Universidade) 

Coautores Copel: Adriano Rodrigues da Silva e Romildo Tristante  

Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e demais Recursos Energéticos Distribuídos – GES 

O planejamento da expansão da geração de energia elétrica a partir de fonte eólica offshore no Brasil: as repercussões no avanço dos processos de licenciamento ambiental em função de indefinições no campo regulatório 

Apresentadora: Soraia Giordani (representando a autora Rafaela Carla Mattia) 

Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA 

Concepção e estudos com o gêmeo digital na microrrede implementada no Parque Barigui em Curitiba 

Apresentadora: Thais Marzalek Blasi (UFPR) 

Coautores Copel: Fabricio Henrique Tabarro e Rodrigo Braun dos Santos 

Grupo de Estudo de Sistemas de Distribuição – GDI 

A busca por similaridade e a automação de processos na gestão de conhecimento para projetos de linhas de transmissão 

Apresentador: Raphael Marzalek Blasi (UFPR) 

Coautor Copel: Rafael Martins 

Grupo de Estudo de Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos – GTL 

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Cássio Santana da Silvia, participou do SNPTEE com a palestra “Novas perspectivas para a inovação no setor elétrico”.

Ponto de encontro da inovação

Além da apresentação dos trabalhos nas sessões técnicas, a Copel ganhou destaque com uma inovação na ExpoSNPTEE, a feira dos patrocinadores do evento. A GeT montou um estande de lançamento do MEDCAP, em parceria com a Montrel Tecnologia. 

O MEDCAP é um produto do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Aneel (P&D) recentemente lançado no mercado para revolucionar a inspeção de bancos de capacitores em subestações de energia. Desenvolvido pela Copel GeT em colaboração com o Lactec e a Montrel, o MEDCAP reduz em até 70% o tempo de inspeção de capacitores, ao mesmo tempo em que aumenta a precisão e a segurança da atividade. 

“Foram quatro dias intensos de interação com outras concessionárias e fornecedores de equipamentos e serviços não só do Brasil, mas também de outros países. Profissionais da GeT e da Montrel estabeleceram contatos importantes para ampliação das vendas do MEDCAP e até para futuras parcerias e novos projetos”, avalia o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GeT, Leandro Foltran. 

O SNPTEE é o maior e mais importante evento na América Latina voltado aos negócios de geração, transmissão e distribuição de energia e promove debates mirando o futuro do setor elétrico, dentro do contexto das demandas por modernização, diversidade, inovação, digitalização e novas tecnologias, além do tema central desta edição: a transição energética. 

Em 2023, o evento teve recorde de público e de expositores. Ao longo dos quatro dias de seminário, circularam mais de 5 mil participantes inscritos. A ExpoSNPTEE contou com mais de 120 marcas nacionais e internacionais representadas nos estandes. 

Veja também

A B3 realizou, na quinta-feira, 8, um evento para comemorar os 20 anos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Criado em 2005, esse índice pioneiro

Leia mais
Eletricistas e caminhonete da Copel

A Copel está promovendo alterações na gestão para ficar ainda mais próxima do cliente. Entre as mudanças implementadas no segmento de distribuição de energia está

Leia mais

Companhia celebra reconhecimento em meio à consolidação de sua matriz 100% renovável e avanços ambientais e sociais  A Copel permanece em 2025 entre as empresas

Leia mais