Notícias

PCH Cavernoso – atualização da cheia

A Copel declarou, na noite de ontem (3), estado de emergência na Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso, instalada no rio Cavernoso, entre os municípios de Virmond e Candói, no centro-sul do Paraná. A condição de cheia do rio que levou à declaração de estado de emergência melhorou neste sábado (4). A vazão do rio que atingiu o patamar de 1026 m³/s na madrugada, está em 696 m³/s nesta manhã. O nível do reservatório que chegou a 562,93 m em relação do nível do mar, superando o limite de 562,75 m para declaração de estado de emergência, reduziu rapidamente nas últimas horas e, às 9h, retornou à cota 562,16 m, dentro do limite normal de operação.  

Pela regulamentação vigente sobre segurança de barragens, para declarar que a situação retornou ao normal, é necessário realizar uma inspeção às estruturas da barragem, o que está previsto para a próxima terça-feira a depender das vazões previstas para o dia. Cavernoso é uma usina pequena, com potência instalada de apenas 1,3 MW. A Copel mantém contato permanente com a Defesa Civil a respeito da situação.

Veja também

Nos dias frios de inverno, a busca pelo conforto térmico faz crescer o uso de aquecedores, chuveiros elétricos em potência máxima, entre outros equipamentos elétricos.

Leia mais

Clientes da Copel que passarem pela sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), na Rua XV de Novembro, em Curitiba, podem contar agora com os

Leia mais

A Copel recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor energético brasileiro, o Prêmio ANEEL de Ouvidoria, na categoria de distribuidoras com

Leia mais