Notícias

Podcast: Licenciamento ambiental em empreendimentos fotovoltaicos

Foto de um homem branco, sorridente, de camisa cinza, em local aberto. Do lado direito, a logomarca do podcast.

A expansão da geração solar é peça-chave na transição energética. Mas mesmo os empreendimentos que se valem de uma fonte considerada limpa precisam estar atentos às questões de licenciamento ambiental. Este é o assunto do novo episódio em nosso podcast que acompanha o cenário da geração distribuída, no Brasil.

O entrevistado Giovanni Weigert é responsável por gerenciar questões fundiárias e ambientais na área de geração e transmissão da Copel. Nesta conversa, ele explica os fatores determinantes para a exigência de licenciamento em projetos solares, destacando o papel do porte da estrutura e os procedimentos de conexão à rede elétrica. Ele também detalha a forma mais completa de licenciamento, que pode caber às grandes plantas fotovoltaicas, ajudando-nos a compreender como cada fase contribui para o desenvolvimento sustentável desses empreendimentos.

Por fim, o engenheiro ambiental analisa os desafios específicos ligados à participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), particularmente em locais com sítios arqueológicos próximos, revelando como a Copel lida com essas complexidades de forma integrada.

Ouça e compartilhe pelo YouTube, ou no seu tocador preferido:

SpotifyDeezeriTunes, Amazon e Soundcloud

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais