Setembro é mês da chegada de uma nova estação, e também é tempo da “Primavera dos museus”, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Espaço Energia Museu Copel participa da programação, celebrando a cultura indígena em duas oficinas gratuitas, programadas para o dia 23/09.
As oficinas serão coordenadas pela indígena Camila Mīg Sá dos Santos da Silva, conhecida como Camila Kaingang. Ela é acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFPR, e ofertará a oportunidade para os diferentes públicos conhecerem mais sobre esta cultura, e ainda confeccionar seu próprio objeto e levar para casa. Haverá um horário dedicado a profissionais da educação, e outro para um grupo de crianças.
Camila é artesã e oficineira há 15 anos, e tem se destacado como liderança feminina na valorização da cultura Kaingang, no Paraná. Em 2022, ela foi uma das profissionais selecionadas para a curadoria de uma mostra no Museu Paranaense, com o objetivo de incluir no acervo da instituição a memória e cultura dos povos originários deste território.
“Acreditamos que as memórias dos povos indígenas são essenciais para preservar suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais. Por isso escolhemos trabalhar com duas oficinas de arte indígena para valorizar seu trabalho: uma para crianças e outra para os professores “ diz Adriana Nardelli Rosi, pedagoga e coordenadora do Museu.
O tema escolhido para esta 17a edição da Primavera dos Museus é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. A temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
Quer participar? Garanta sua vaga!
Oficina para professores- Das 9 às 10h30 (inscreva aqui)
Oficina para crianças- Das 10h30 às 12h (inscreva aqui)
Outros contatos para inscrição: 3331-4412 / 3331-2218 / 41 99242-2077 espacoenergia.museucopel@copel.com.

