Notícias

Estudantes de Castro conhecem espécies em extinção em visita ao Zoo 

Ação faz parte de projeto Educação Ambiental executado pelo Lactec, Copel, IAT e Prefeituras de Curitiba e Castro 

Estudantes do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental da rede pública de Castro (PR), trocaram a sala de aula pelo zoológico de Curitiba, na segunda-feira (28). Os alunos conheceram de pertinho a família de muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides) — ou mono-carvoeiros que o Zoo abriga. 

A visita faz parte do projeto de Educação Ambiental que visa a conservação dos muriquis-do-sul, unindo esforços da Copel, do IAT, da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba e de Castro, sendo executado pelo Instituto de Pesquisa Privado – Lactec. “O objetivo é conscientizar e sensibilizar alunos e professores das regiões onde os monos vivem, como acontece em Castro, uma vez que essa é uma espécie ameaçada de extinção e contemplada em um Plano de Ação Nacional de proteção” registra a bióloga da Copel, Júlia Santos. 

O projeto começou com a formação de professores, realizada em abril por profissionais do Lactec e da Prefeitura de Curitiba, e um desafio de desenhos para os estudantes. Os desenhos selecionados formaram um calendário que será lançado em 2024. 

Conservação da fauna e flora 

A população dos muriquis-do-sul é pequena e corre perigo de desaparecer. De acordo com a Gerente de Meio Ambiente do Lactec, Michela Scupino, as ações de educação ambiental e monitoramento contribuem para a conservação da espécie, repercutindo em diferentes áreas. “O muriqui-do-sul é um dos maiores primatas das Américas e precisa de porções conservadas de floresta para sobreviver. Diferentes pressões incidem sobre a espécie, dentre as quais se destaca a redução das áreas de vida por meio do desmatamento. Por isso, este projeto de Educação Ambiental é tão importante, pois une o social e o ambiental em prol da conservação da espécie”, afirma. 

Estima-se que existam aproximadamente 60 indivíduos na região foco do estudo. O número é resultado das pesquisas realizadas pela equipe de Meio Ambiente do Lactec nos últimos anos, sendo um dado de grande importância para as pesquisas que são feitas visando a conservação do muriqui-do-sul. 

Muriqui-do-sul

Veja também

A Copel restabeleceu, nesta quarta-feira (12), o fornecimento de energia a todos os 603 clientes afetados pelo tornado nas áreas rurais de Piraí do Sul,

Leia mais

Novos profissionais ingressaram nesta semana na Escola de Eletricistas Copel.  Ao todo, 119 eletricistas foram contratados para atuar diretamente no Programa Copel Agro. Eles vão

Leia mais

A Copel realizou, na última quarta-feira (5), um evento na Câmara de Vereadores de Campo Alegre (SC) para apresentar os resultados do projeto de implantação de fossas sépticas biodigestoras no município. A iniciativa é um dos marcos do Programa

Leia mais