O projeto “Ginasta Fantástica, uma nova possibilidade”, da Fantástica Associação de Ginástica Rítmica, trouxe premiações nacionais diretamente da Paraíba, onde participou do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Juvenil. Julia Barrim, aluna do projeto, conquistou 3 primeiros lugares: 1° lugar no Individual Geral, 1° Lugar nas Maças e 1° Lugar no aparelho Arco. O projeto é patrocinado pela Copel através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
O Ginasta Fantástica é uma entidade privada sem fins lucrativos fundada em 2016, em Pinhais, com o objetivo de proporcionar a educação esportiva para crianças e adolescentes. Além de oferecer os treinos, o projeto participa de editais para proporcionar bolsa-atleta para as ginastas.
Julia Barrim vem se destacando desde o ano passado, quando ganhou o Torneio Nacional na segunda divisão. Enxergando o potencial da atleta, o coordenador Robson Marques Machado a inscreveu no Campeonato Brasileiro, em João Pessoa, Paraíba, de onde a jovem trouxe as três premiações. A equipe da Fantástica Associação de Ginástica Rítimica, conduzida pela treinadora Fernanda Marks e composta pelas atletas Julia Barrim, Laura Pereira, Maria Clara Machado, Karen Elizeu e Giovana Aranda, levou para casa mais um prêmio importante para o estado: 5ª melhor equipe do Brasil.
Julia Barrim é uma das contempladas pela bolsa de auxílio para atletas, além de receber a bolsa do Geração Olímpica. Esse apoio oferece condições para atletas como a Julia conseguirem seguir os horários de treinamento, que vai de segunda a sábado, cinco horas por dia, além de ajudar as atletas a se deslocarem até os locais de treino e de competição e comprar as roupas específicas para cada competição.
Ela treina desde os seis anos de idade e está com a Fantástica Associação de Ginástica Rítmica desde 2017. Sua treinadora e seu coordenador se orgulham muito de sua trajetória, “sempre foi uma menina muito dedicada e esforçada, e agora está colhendo os frutos de seus esforços”, diz o coordenador Robson Marques Machado.

Geração Olímpica
Criado pelo Governo do Estado em 2011, o Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Copel. O programa está em sua 12ª edição, e a lista mais recente de contemplados pode ser acessada através desse link.