Notícias

Copel recebe certificação sobre melhores práticas de gestão de compliance

A Copel acaba de receber a certificação ISO 37.301, que atesta as melhores práticas de gestão de compliance nas empresas. A conquista premia um processo que começou no ano passado e mobilizou toda a Companhia a revisar uma série de práticas e normas, e ampliar a interação entre os processos de controles internos, gestão de riscos e compliance.  

O reconhecimento veio após a Copel passar, no começo deste ano, por uma auditoria detalhada que avaliou o gerenciamento e a operação do Programa de Integridade da holding. “Essa conquista é um grande avanço e demonstra o comprometimento da Companhia com a melhoria contínua das práticas anticorrupção e com a implementação das melhores práticas do mercado”, afirma o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto. 

O processo de certificação começou em maio de 2022, quando a Copel passou a fazer avaliações internas a fim de adequar os processos de controles internos, gestão de riscos e compliance. Em novembro, aconteceram auditorias para a certificação dos processos da ISO e, em dezembro, houve a conclusão das adequações. A certificação ocorreu por meio de auditoria externa no início de 2023. 

O termo compliance vem de “to comply”, que em inglês significa “para agir de acordo com uma ordem, conjunto de regras ou solicitação”. O conceito está relacionado à conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação. Pode ser definido como o conjunto de medidas e procedimentos com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção, e também envolve o cumprimento de obrigações trabalhistas, fiscais e regulatórias. 

ISO 37.301 

O objetivo da certificação ISO 37.301 é ajudar a organização a desenvolver e disseminar uma cultura positiva de conformidade, com uma gestão de riscos sólida e eficaz aplicada a todas as atividades da empresa.  

A norma contém uma série de termos e definições para se ter um sistema de gestão de compliance efetivo dentro das organizações, como o comprometimento em todos os níveis, a determinação de um escopo com monitoramento e medição, a elaboração e a documentação de uma política de compliance, a análise crítica pela direção e a realização de auditorias internas, entre outras.  

Um dos objetivos da certificação ISO 37301 é assistir as organizações a desenvolver e disseminar uma cultura positiva de compliance, gerando alguns benefícios, como a melhoria das oportunidades e da sustentabilidade do negócio, e a proteção da credibilidade e da reputação da organização. 

A certificação ISO 37.301 conquistada pela Copel tem validade até fevereiro de 2026. Nesse período, acontecerão auditorias anuais para verificar a manutenção da ISO. O procedimento aconteceu com a QMS Certification, organismo de certificação internacional presente em mais de 30 países, com foco principal em certificação de sistemas de gestão.  

Veja também

Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais
Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais