Notícias

Programa de eficiência da Copel reduzirá pela metade o consumo de energia em sedes da UTFPR

onze profissionais da copel e da utfpr aparecem em pé em um gramado, uns ao lado dos outros

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está colocando em operação uma nova usina fotovoltaica, instalada em Curitiba com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel. A unidade fica na Sede Neoville do Campus Curitiba e recebeu a vistoria técnica para liberação do funcionamento. São 504 painéis fotovoltaicos instalados no telhado que trarão uma economia de mais de 50% no consumo de energia das sedes Neoville e Ecoville.

A iniciativa foi aprovada em chamada pública e viabilizada por um convênio firmado entre a UTFPR, a Funtef (Fundação de Apoio à UTFPR) e a concessionária de energia, com recursos de pouco mais de R$ 2 milhões.

O objetivo do programa – que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – é investir em ações de redução de consumo e combate ao desperdício de energia, promovendo a eficiência energética nos sistemas de iluminação.

O projeto também inclui a substituição de 23,4 mil lâmpadas por unidades de LED. De acordo com o engenheiro eletricista e coordenador do projeto na Copel, Fabio Maciel Borges, a estimativa de economia total mensal será equivalente ao consumo de quase 500 residências, levando em consideração o consumo médio de 162 kWh/mês de uma família.

“Os painéis vão suprir parte do consumo da instalação e resultar numa economia de aproximadamente 52%, recursos que poderão ser usados em outras áreas estratégicas na universidade”, afirmou.

O pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitária (Prorec), Rubens Alexandre de Faria, também destacou a relevância do projeto. “Essa economia é muito importante para o serviço público, pois fará com que destinemos mais investimentos em situações que envolvam recursos para os alunos vulneráveis, além da manutenção e infraestrutura da instituição”, disse.

Participaram da vistoria também o assessor de Desenvolvimento Intercampi, Wagner Endo, e a diretora-geral do Campus Curitiba, Rossana Finau. A vistoria contou ainda com a presença de servidores do Departamento de Projetos e Obras da UTFPR, representantes da Funtef, equipe técnica da Copel, além de responsáveis pelas empresas TNR Solar e Graphus Energia, fornecedoras dos equipamentos da usina.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O Programa de Eficiência Energética da Copel realiza chamadas públicas periodicamente, em que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná teve outros projetos aprovados. Em 2018, também foram feitos acordos de cooperação do programa nos câmpus Apucarana, que recebeu obras de iluminação, Toledo e Dois Vizinhos, com a implantação de usinas fotovoltaicas.

Em 2019, a parceria entre a Copel e a UTFPR teve continuidade com convênio para implantação de usinas fotovoltaicas, iluminação e ares-condicionados para os câmpus Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. Os acordos estão em fase de pregão, compras e obras das usinas.

Na sede Neoville, a UTFPR e a Copel já realizam parceria com a implementação de uma Estação de Pesquisa em Energia Solar. Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar (Labens), o projeto conta com uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação. Os módulos também foram instalados nos câmpus Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio.

A pesquisa é um dos projetos contemplados na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior.

Veja também

A Copel, empresa responsável pela Usina Colíder, dará início a uma série de ações preventivas na região da hidrelétrica, em continuidade às atividades previstas na

Leia mais
Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais
Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais