Notícias

Inscrições para programa de inovação aberta da Copel crescem 30% 

A frase uma nova jornada para sua ideia está escrita sobre fundo vermelho, acompanhada da fotografia de um homem olhando através de óculos de realidade virtual

O programa de inovação aberta Copel Volt encerrou o período de inscrições com um aumento de 30% na procura por parte das startups interessadas em desenvolver soluções com o apoio da companhia de energia. Foram 284 inscrições recebidas, contra 216 registradas na edição de estreia do programa. 

“O interesse de mais startups em atuar conosco mostra a consolidação do programa de inovação aberta na empresa, que veio para ficar e ampliar cada vez mais as possibilidades de novos negócios, produtos e serviços disruptivos pro setor elétrico”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Cassio Santana da Silva. 

A metodologia para se chegar ao número de inscrições envolveu um processo de scouting para encontrar, identificar e filtrar as melhores opções. Para isso, a consultoria Beta-i, que acompanha a Copel no desenvolvimento do programa, detectou “avenidas tecnológicas” com potenciais soluções de colaboração e convidou startups a participarem, levando em consideração os desafios propostos pelo Copel Volt. 

A participação é exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado nacional ou internacional. Nesta rodada, startups em fase de ideação ou pré-operação, consultorias, software houses e empresas tradicionais não foram aceitas. 

DESAFIOS – Os temas propostos para esta rodada estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a governança e a responsabilidade socioambiental, bases da gestão ESG, dedicada aos cuidados com o meio ambiente, sociedade e governança. Os desafios elencados são: Hidrogênio verde, armazenamento de energia e demais energias limpas; Eletromobilidade e smart cities; Relacionamento com clientes e soluções em serviços; Gestão de ativos e instalações; e Digitalização e melhorias em gestão de processos.   

O próximo passo será definir 30 startups para apresentarem suas propostas à equipe de avaliação do Copel Volt. Destas, 15 serão selecionadas para a fase de bootcamp – uma imersão de três dias com as equipes da Copel para aprimoramento das propostas. Desta etapa surgirão as cinco startups finalistas que receberão mentoria, suporte e um subsídio total de R$ 1,8 milhão para desenvolver a prova de conceito – ou seja, a aplicação prática dos projetos, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023. 

Mais informações em www.copelvolt.com 

Veja também

Sistema de armazenamento sobre rodas no pátio do polo Atuba

Um dos principais desafios do cenário atual do setor elétrico, o armazenamento de energia tem sido estudado e testado pela Copel em diversas frentes. No

Leia mais

A Copel, empresa responsável pela Usina Colíder, dará início a uma série de ações preventivas na região da hidrelétrica, em continuidade às atividades previstas na

Leia mais
Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais