Notícias

Copel lança games educativos sobre uso consciente da energia

Tela inicial do jogo Click Esperto. O mascote Lucio está sentado no sofá em frente à uma televisão.

A energia elétrica desperta a curiosidade de crianças em todas as idades e faz parte do conteúdo trabalhado pelas escolas nas mais diferentes áreas do conhecimento. Para auxiliar na educação para o uso consciente e seguro da energia, a Copel está lançando dois jogos para celulares, disponíveis gratuitamente pela loja de aplicativos Google Play, do sistema operacional Android.

Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo do programa educativo Iluminando Gerações, que leva informações por meio de palestras, teatro, vídeos e materiais impressos aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná.

Com os jogos interativos, agora as crianças terão mais uma forma de colocar em prática, de forma lúdica, o que já aprenderam sobre o consumo consciente e a prevenção do choque elétrico. “Pensamos em algo que possa divertir enquanto ensina”, afirma a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Copel, Daniele Ciotta. Ela ressalta que, após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários.

Segurança e consumo consciente

Na fictícia Cidade dos Desligados do jogo “Se Liga”, as crianças são os heróis e heroínas da segurança. Com a ajuda do mascote Lúcio e a força do conhecimento, eles podem andar pela cidade para acabar com as situações perigosas que encontram pelo caminho, prevenindo os acidentes por choque elétrico. Com um avatar personalizado, é só identificar os riscos e responder as perguntas de forma correta para ganhar pontos e salvar o dia.

Além do uso seguro da energia, outra preocupação constante no cotidiano é o uso sem desperdícios. Por isso, no jogo “Click Esperto” a ideia é acabar com os gastos desnecessários para economizar. É preciso ser rápido para apagar as lâmpadas acesas durante o dia, sem atingir nenhum obstáculo.

Programa Iluminando Gerações

O Programa está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e foi criado com o objetivo de levar aos estudantes, de forma leve e divertida, ensinamentos sobre o uso seguro e consciente da energia. Com as palestras nas escolas, apresentações teatrais, a Van da Eficiência Energética, vídeos e jogos educativos, o Iluminando Gerações contribui para a redução do número de acidentes com energia elétrica e estimula a mudança de hábitos não só das crianças, mas também dos familiares e vizinhos, pois os pequenos se tornam multiplicadores dessas informações.

Para marcar o lançamento dos games para celulares, serão realizadas apresentações teatrais com atividades interativas no próximo dia 19, na sede da Copel no Mossunguê, em Curitiba, e dia 20, no Colégio SESI do bairro Portão, também na capital.

Os materiais do programa estão disponíveis aqui no site, onde professores interessados também podem requisitar a palestra da Copel.

Veja também

Estudantes em pé junto ao banner de divulgação do resumo de artigo científico

Programa tem edital aberto para novos bolsistas, com inscrições até 02 de maio O Programa Aluno Energia, que incentiva estudantes cotistas do curso de Engenharia

Leia mais
Logomarca do programa aluno energia

Estudantes universitários aprovados por meio de cotas para o curso de Engenharia Elétrica em instituições públicas de ensino superior localizadas no Paraná poderão concorrer a

Leia mais
Eletricista sobre escada no alto do poste, de uniforme cinza, com um bastão laranja nas mãos

A Copel oferta gratuitamente um curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição, destinado a homens e mulheres acima de 18 anos com ensino fundamental completo.

Leia mais