Junho é conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTI+, uma homenagem ao episódio que marcou o início da luta organizada pelos direitos dessa comunidade nos Estados Unidos e também em outros países ocidentais.
Foi em 28 de junho de 1969 que os frequentadores do Stonewall Inn., bar gay no vilarejo de Greenwich, em Nova York, se rebelaram contra a repressão preconceituosa da polícia e reivindicaram direitos civis, em uma marcha nas ruas da cidade americana.
A partir de então, a data é celebrada em diversas partes do mundo. Para destacar a importância dos direitos humanos e da luta contra a LGBTfobia, inclusive no ambiente de trabalho, a Copel realizou uma programação de conscientização, com início em 17 de maio, no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, e fim neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+.
Informações
Entre as ações, aconteceu o lançamento de uma página de conteúdo exclusivo sobre direitos LGBTI+ no canal interno de comunicação corporativa, reunindo as principais informações sobre o tema de forma acessível e objetiva.
O podcast Energia da Sustentabilidade voltou com nova temporada sobre temas ESG (environmental, social and governance), depois de passar por cada Objetivo do Desenvolvimento Sustentável priorizado pelo setor elétrico. Desta vez, o ponto de partida foi o respeito à diversidade e a segurança das pessoas, independente de sua identidade de gênero, orientação sexual ou sexo biológico.
No episódio “Respeito à diversidade de gênero”, os convidados são o coordenador do núcleo de direitos humanos e cidadania da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Antônio Vitor Barbosa de Almeida; a superintendente de Integridade da Copel, Renata Maraccini Franco; e a coordenadora da Comissão de Diversidade da Copel, Gabriella Ane Dresch.
Canal de Denúncias
A Comissão de Diversidade da Copel também lançou informes por e-mail, com instruções de como agir de forma respeitosa e, em parceria com a área de Integridade, um Alerta Compliance sobre discriminação – atitude não aceita no Código de Conduta da empresa.
As ocorrências de discriminação devem ser comunicadas ao Canal de Denúncias da Copel, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, também com atendimento via ligação gratuita pelo número 0800-0643-5665. O canal é externo, independente e pode receber denúncias anônimas tanto de quem presenciou uma situação de discriminação quanto de quem foi vítima dessa conduta.
Indicações culturais
Uma ótima maneira de compreender melhor os temas de diversidade é ter contato com produções culturais também diversas. Por isso, semanalmente foram publicadas indicações de filmes, animações, livros e reportagens sobre a temática na rede social interna da Copel e na newsletter da Comissão de Diversidade.
Para reforçar as informações compartilhadas sobre o tema, a Copel também lançou um quiz interno com questões baseadas em todos os materiais divulgados durante a campanha.
Contra estereótipos
Uma das ações importantes a serem feitas por todos e todas é a desconstrução de estereótipos e dos nossos vieses inconscientes, que são uma grande barreira para pessoas LGBTI+, especialmente no ambiente de trabalho. Vale a pena lembrar: as pessoas LGBTI+ podem estar em qualquer lugar, ter qualquer aparência e exercer qualquer profissão. Confira aqui.
Na Copel
A Copel adota diversas iniciativas para promover a diversidade de gênero, raça e cor, idade, religião e orientação sexual, bem como a inclusão de deficientes, migrantes e refugiados, criando um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo. Além disso, dissemina e incentiva essas ações dentro da cadeia de fornecedores, parceiros e empresas terceirizadas.
A promoção da diversidade está alinhada aos valores da empresa que orientam a Política de Sustentabilidade, a Política de Direitos Humanos, a Política de Indicação e a Política de Gestão de Pessoas.
As ações da Copel ligadas à diversidade estão relacionadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
A Companhia também assinou, em 2016, o Termo de Adesão ao Movimento Nós Podemos Paraná, confirmando sua participação no trabalho pelo alcance dos ODS, e tem realizado muitas ações envolvendo todas as partes interessadas em prol da Agenda 2030.