Notícias

No Dia do Meio Ambiente, Copel reforça a importância do uso eficiente da energia 

Círculo de pessoas de mãos dadas em torno do ODS 7

Reduzir o desperdício no consumo da energia elétrica e adotar medidas para preservação dos recursos naturais são ações relacionadas às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU. 

Além de incentivar o uso eficiente da energia entre seus clientes, a Copel tem como meta para este ano a redução do consumo da eletricidade em seus prédios próprios. A ação é parte do programa Ecoeficiência, que visa a utilização racional de recursos como energia, água, combustíveis e papel nas operações da Companhia. 

Para dar destaque à relação entre eficiência energética e a sustentabilidade, a empresa lançou uma série de vídeos de animação sobre o tema em seu canal no YouTube, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. A cada semana, a playlist ganhará um novo conteúdo, com orientações práticas sobre como economizar energia. 

Eficiência energética 

O financiamento de projetos dedicados a aprimorar a eficiência no uso da energia é uma ação permanente da empresa, por meio do seu Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel. Recentemente, uma chamada pública do programa selecionou 41 propostas de complexos médicos de 33 municípios, totalizando um investimento de R$ 35 milhões para a troca de equipamentos antigos por novos de menor consumo. 

A redução média no valor da conta de luz é estimada em 75%, permitindo a reserva de recursos para investir em serviços voltados para a população. Uma parte expressiva desta diminuição é referente à instalação de sistemas de geração de energia solar. Dos 41 projetos aprovados, 37 serão contemplados com plantas de geração de energia fotovoltaicas. 

Arborização 

Para garantir a convivência harmoniosa e duradoura entre árvores e rede elétrica nos centros urbanos, a Copel mantém o Programa Florestas Urbanas, criado em 2007 e reformulado em 2015 para dar apoio aos municípios paranaenses no planejamento da arborização de ruas. 

Desde que foi criado, o programa já atendeu mais de 100 municípios, com o fornecimento de mais de 60 mil mudas para plantios em ruas, avenidas e praças. No ano de 2021, foram fornecidas 9.563 mudas para 31 municípios. 

O programa também envolve substituição de árvores de risco, palestras a servidores municipais, e ainda aprimoramento de técnicas de poda. No site www.copel.com é possível fazer o download do Guia de Arborização Urbana elaborado pela companhia. 

Hortas comunitárias 

Outra ação ambiental de destaque é o Cultivar Energia, programa corporativo da Copel que objetiva montar hortas comunitárias em imóveis sob as linhas de transmissão e distribuição. A ação é uma parceria entre a Copel e as prefeituras, que disponibilizam áreas que poderiam ser ociosas para plantação, o que contribui para a segurança alimentar e a geração de renda das pessoas cadastradas para usar. 

Carbono Zero 

A Copel assumiu compromissos com metas de curto e longo prazo para a neutralização das emissões de carbono. Em março deste ano, aderiu à campanha Race to Zero, que reúne iniciativas financeiras de todo o mundo comprometidas em acelerar a descarbonização da economia. 

As articulações para a formação desta rede iniciaram em abril de 2021, no contexto dos preparativos para a 26ª Conferência sobre Mudança do Clima das Nações Unidas (COP-26). O lançamento no Brasil foi uma promoção da Aliança Financeira de Glasgow para a neutralidade do carbono (GFANZ), em parceria com a Embaixada Britânica no Brasil. 

No mês passado, a Copel também assinou uma carta de compromisso do Movimento Ambição Net Zero, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global que pretende colaborar para a redução de emissões de carbono. 

O movimento desafia e apoia empresas signatárias do Pacto Global para que estabeleçam metas robustas e com base na ciência a fim de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Coletivamente, o grupo tem a ambição de reduzir 2 Giga toneladas de CO2 em emissões acumuladas até 2030. 

A proposta faz parte da campanha Ambição 2030, iniciativa composta por sete grandes movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU. 

Desenvolvimento sustentável 

As ações recentes que a companhia desenvolve para a preservação do meio ambiente reforçam seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. 

A Companhia também assinou, em 2016, o Termo de Adesão ao Movimento Nós Podemos Paraná, confirmando sua participação no trabalho pelo alcance dos ODS e tem realizado muitas ações envolvendo todas as partes interessadas em prol da Agenda 2030.

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais