Notícias

Copel financia troca de lâmpadas na APAE de Maringá

A Apae acaba de concluir um projeto financiado pelo Programa de Eficiência Energética da Copel, que trocou 1.399 lâmpadas e 12 refletores nas instalações da instituição, com tecnologia led, beneficiando 177 alunos.

A iluminação de salas de aula, cozinha e ambientes administrativos da Apae em Maringá está diferente. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais acaba de concluir um projeto financiado pelo Programa de Eficiência Energética da Copel, que trocou 1.399 lâmpadas e 12 refletores nas instalações da instituição, todas por tecnologia led, beneficiando os 177 alunos atendidos e profissionais que atuam na Apae.

O investimento de R$ 139 mil cobriu custos com equipamentos, mão de obra e a destinação das lâmpadas antigas fluorescentes e dos refletores de vapor de mercúrio.

Além da melhoria da iluminação, a reforma prevê economia anual de 70,59 MWh/ano, o suficiente para abastecer 34 residências médias paranaenses.

Segundo o gerente de Gestão da Inovação da Copel, Gustavo Klinguelfus, há ainda um terceiro fator envolvido na execução de projetos de eficiência energética, que é a dimensão educacional. “Todo projeto contempla também o trabalho de conscientização da comunidade envolvida, através de palestras e treinamentos, o que ajuda a disseminar a importância do bom uso da energia elétrica, sem desperdício”, diz.

O projeto da Apae Maringá teve financiamento a fundo perdido, após ser aprovado em chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

NOVOS PROJETOS – A última chamada publicada do programa acaba de encerrar inscrições com o recebimento de 144 projetos propostos.

Para esta edição, foram disponibilizados R$ 100 milhões, que servirão para financiar os projetos aprovados para o combate ao desperdício em condomínios residenciais, indústrias, entidades assistenciais e filantrópicas, instalações do poder público, pontos de comércio e consumidores rurais.

Os recursos serão destinados em duas modalidades – contrato de desempenho ou a fundo perdido – dependendo da natureza das suas atividades.

Os projetos com maior potencial de redução de consumo são classificados e contemplados após análise técnica da Copel. Os resultados das seleções, assim como novos editais e instruções para a participação, são divulgados pelo site www.copel.com

Veja também

A Copel restabeleceu, nesta quarta-feira (12), o fornecimento de energia a todos os 603 clientes afetados pelo tornado nas áreas rurais de Piraí do Sul,

Leia mais

Novos profissionais ingressaram nesta semana na Escola de Eletricistas Copel.  Ao todo, 119 eletricistas foram contratados para atuar diretamente no Programa Copel Agro. Eles vão

Leia mais

A Copel realizou, na última quarta-feira (5), um evento na Câmara de Vereadores de Campo Alegre (SC) para apresentar os resultados do projeto de implantação de fossas sépticas biodigestoras no município. A iniciativa é um dos marcos do Programa

Leia mais