A Copel recebeu nesta terça-feira (07/12), em cerimônia ocorrida em Curitiba, o Selo Clima Paraná 2021, iniciativa governamental para combater as mudanças do clima e ampliar a competitividade econômica no contexto de uma economia de baixo carbono.
Neste ano, a Copel recebeu o selo Clima Paraná Ouro, relativo às empresas que submetem o Inventário de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro.
“O comprometimento da Copel com a sustentabilidade cresce a cada ano, confirmando este propósito que vem de longa data na história da empresa. Constar nessa lista é motivo de muito orgulho, especialmente para as equipes que atuam diretamente com as questões ligadas a mudanças do clima na empresa”, afirma o diretor de Governança, Risco e Compliance, da Copel, Vicente Loiácono Neto.
O Selo Clima Paraná 2021 incentiva as empresas paranaenses a reduzirem a pegada de carbono, que é a quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos, gastos por uma determinada população.
A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST-PR) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Categorias
O Selo Clima Paraná está na 7ª edição e aponta redução de 39 mil toneladas na emissão de carbono pelas empresas que conquistaram o Selo Clima Paraná Ouro Plus, o que equivale ao sequestro anual de carbono de 7.500 hectares de floresta, ou seja, aproximadamente 10 mil campos de futebol.
São três selos que permitem demonstrar para clientes, fornecedores e sociedade em geral o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável:
- Selo Clima Paraná, categoria original: para a empresa que elabora o Inventário de Emissões de gases de efeito estufa e o submete à validação da SEDEST.
- Selo Clima Paraná Ouro: para a empresa que submete o Inventário de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro. Pode permitir a extensão, em até um ano, da validade da Licença de Operação.
- Selo Clima Paraná Ouro Plus: para a empresa que submete o Inventário de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro, comprovando uma redução das emissões. Pode permitir a extensão, em até um ano, da validade da Licença de Operação.
Em 2020, a Copel recebeu, pela primeira vez, a outorga máxima, com o Selo Clima Paraná Ouro Plus.
A referência metodológica da premiação é o Programa Brasileiro GHG Protocol, concebido e gerido pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Mais informações sobre o Programa de Mudanças Climáticas da Copel estão aqui.
As ações da Copel em relação à mudança do clima estão relacionadas ao ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Treinamento Mudanças Climáticas
Aproveite para atualizar seus conhecimentos sobre a pauta do momento. Nesta sexta-feira, 10 de dezembro, das 10h às 11h, acontece o treinamento Mudanças Climáticas para copelianos e copelianas, fornecedores, terceirizados e parceiros.
O conteúdo inclui crise climática no Brasil; precificação, financiamento climático, adaptação e metas de redução; marcos regulatórios; e ambição pelos ODS e plano de neutralidade. Participe!
Inscrições: https://forms.office.com/r/TtKgDMYnLX