Notícias

Sistema de distribuição ganha reforços na região Noroeste

A Copel está iniciando a construção de uma nova subestação em Cianorte, no Noroeste do Estado, que irá reforçar o sistema de alta tensão para atendimento ao município e também para as cidades vizinhas. O empreendimento tem investimento previsto de R$23 milhões, e atenderá 36 mil domicílios de Cianorte, Engenheiro Beltrão, Japurá, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste.

A unidade terá dois transformadores instalados, que ampliarão em 65% a oferta de energia disponível no município, com três interligações: subestações Cianorte e Umuarama Sul, além de uma estação de chaves em Tapejara. Além desta preparação para o atendimento ao crescimento de cargas na região, a nova subestação alimentará oito novos circuitos de distribuição, o que resultará em melhoria na qualidade do fornecimento. Até 2023, a Copel tem previsão de R$2 milhões em investimentos nas redes de distribuição de Cianorte.

Já o sistema de alta tensão da Copel em Umuarama recebeu, em fevereiro deste ano, um novo transformador de carga de 41 MVA (megavolt-ampère), que aumentou em 16% a disponibilidade de energia para a cidade. Tanto Umuarama quanto Cianorte já têm sistemas de sealf healing implantados, e as regiões contam com cerca de 700 equipamentos automatizados na rede.

Paraná Trifásico avança na região

O Programa Paraná Trifásico também tem obras em andamento nas regiões de Cianorte e Umuarama. Tuneiras do Oeste é um dos municípios que concentram a maior extensão de novas redes para a área rural, com 45 quilômetros de redes concluídas e mais 49 em execução. As equipes de construção estão em campo atualmente também em Terra Boa e Tapejara.

De acordo com o gerente regional de Obras Fernando Luís Bergamasco, a prioridade para a região é promover a interligação entre municípios, a fim de garantir alternativas de fornecimento e dar maior flexibilidade à operação das redes. Ele cita a construção de mais de 100 quilômetros de redes que irão interligar Araruna, Moreira Sales, Cianorte, Tuneiras do Oeste, Goioerê e Janiópolis. “As obras do Paraná Trifásico estão sendo executadas com cabos protegidos e postes reforçados e de maior estatura. Então, é uma rede menos suscetível a desligamentos pelo contato com a arborização”, acrescenta.

Na região de Umuarama, as equipes estão em campo para a construção de 162 quilômetros de novas redes em Altônia, Cruzeiro do Oeste, Iporã, Maria Helena, Tapira, Umuarama e Xambrê. Outros 162 quilômetros já foram concluídos nestes municípios, aproximando a rede trifásica dos consumidores finais.

De acordo com Fernando, o empreendimento mais relevante nessa região é a interligação entre os municípios de Altônia e Iporã, que trará maior confiabilidade para o fornecimento, além de um trecho já previsto para São Jorge do Patrocínio. “Estamos já com um bom trecho de rede pronto. E até o fim do ano, teremos um sistema de reconfiguração automática nesta região, que será bem percebido pelos consumidores”, observa.

Veja também

Ação apoiada pela Copel busca engajar meio milhão de alunos do 8º e 9º ano, incluindo participantes do Paraná Estão abertas as inscrições para a

Leia mais

A Copel, em ação conjunta com prefeituras paranaenses e com as operadoras de telecomunicações e dados, está avançando na organização de cabeamento de internet em

Leia mais

Por trás de obras de linhas de distribuição, transmissão, subestações e usinas, a Copel realiza resgastes de artefatos históricos e contribui para a preservação do

Leia mais