
A Copel lançou no fim de abril de 2021 uma nova Comissão Permanente de Promoção da Diversidade – uma equipe para fomentar a equidade e o cumprimento dos direitos humanos na empresa, com atenção a grupos vulneráveis e sujeitos à discriminação, especialmente aquela baseada em gênero, raça, cor, deficiência e orientação sexual.
A nova comissão é composta por duas equipes – uma técnica, com conhecimentos específicos nos temas, e outra de áreas estratégicas para a diversidade, que terão o papel de atuar como uma ponte entre a Comissão e as suas áreas. Juntas, as equipes acompanham indicadores e fazem análises da situação da Companhia e também orientam áreas da Copel na contratação ou convite de profissionais externos que envolvam temas ligados à diversidade.
Subcomissões poderão ser criadas, com representantes de outros departamentos. “A comissão vai atuar mais próxima às áreas e aos funcionários e funcionárias, pois ela deve ser representativa e ter a capacidade de escuta para identificar as demandas prioritárias, considerando especificidades das regionais da Copel até os marcadores sociais como gênero e raça. O objetivo é promover a diversidade e garantir que os direitos humanos permeiem ainda mais toda a empresa”, comentou a coordenadora geral e analista socioambiental da Coordenação de Sustentabilidade e Governança (CSG), Gabriella Ane Dresch.
Identificar fragilidades e aprimorar a forma como a empresa trata os temas ligados à diversidade é parte fundamental do aprimoramento contínuo em governança ambiental, social e corporativa – ESG (environmental, social and corporate governance).
O acompanhamento de indicadores nessas áreas coloca a Copel entre as empresas referência na aplicação das melhores práticas para a promoção de diversidade.
Identidade visual
Uma das primeiras atividades foi elaborar uma nova identidade visual, que comunicasse melhor a transversalidade dos temas ligados à diversidade. A Coordenação de Comunicação e Marketing e a Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança elaboraram opções que foram submetidas a uma votação entre as pessoas da comissão.

A opção escolhida tem cores que fazem referência aos principais ODS relacionados à diversidade: ODS 5 – Igualdade de gênero, ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.
Sustentabilidade
A constituição da comissão leva em consideração os compromissos assumidos pela Copel com o Pacto Global da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em especial o ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, que está entre os ODS priorizados pelo setor elétrico brasileiro e pela Copel.
Esses compromissos destacam a importância de promover o respeito e a proteção dos direitos humanos e a eliminação da discriminação no emprego. A Copel tem tais conteúdos formalizados na Política de Direitos Humanos e na Política de Sustentabilidade. A promoção da diversidade na empresa também reflete o vínculo da Copel com os Women Empowerment Principles – WEPs — Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.