Notícias

Evento debate participação das mulheres na ciência

Evento será transmitido nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, às 14h30, pelo canal da Copel no YouTube

Um encontro online organizado em conjunto por Copel, Sanepar e Instituto Tecpar irá debater o papel das mulheres nas ciências e a aplicação das pesquisas no dia a dia das empresas. O evento será transmitido nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, às 14h30, pelo canal da Copel no YouTube.

Com mediação do Instituto de Tecnologia, o conteúdo será conduzido pela professora Ísis de Jesus Garcia, Núcleo de Estudos de Gênero e do Laboratório de Estudos das Violências da Universidade Federal do Paraná; pela gerente do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos do Tecpar, Jaiesa Zych Nadolny; e pelas engenheiras civis Carolina Fontanelli, da Copel, e Aliny Borba, da Sanepar.

A diretora de Gestão Empresarial da Copel, Ana Letícia Feller, que fará a abertura do evento, destaca que o objetivo é contribuir com a equidade de gênero através de diálogos que deem visibilidade às mulheres que estão ocupando novos espaços, tanto no ambiente acadêmico, quanto no corporativo. “Essa troca de informações valoriza a experiência das nossas mulheres e pode servir de inspiração para as meninas que ainda irão construir uma história profissional. Não há desenvolvimento sustentável sem equidade de gênero”, comenta.  

Evento online debate participação das mulheres na ciência – Foto: Divulgação Copel

DEBATEDORAS – Ísis Garcia é barachel em Direito e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, ela realiza estágio de Pós-Doutorado em Sociologia na PUC Paraná. A engenheira Jaiesa Nadolny é doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFPR, e trabalha no Tecpar desde 2014, onde hoje gerencia a área de desenvolvimento de medicamentos biológicos.

Pela Copel, participa a engenheira civil Carolina Fontanelli, que atua há dez anos em projetos de usinas hidrelétricas e eólicas. Ela é mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambientais pela Universidade Federal do Paraná. Também engenheira civil, Aliny Borba completa a programação relatando sua experiência com planejamento, desenvolvimento ambiental, pesquisa e inovação na Sanepar. Seu mestrado pela UFPR e a universidade de Stuttgart, na Alemanha, teve como objetivo o aprimoramento do uso de tecnologias para tratamento de esgoto.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO – Todas as instituições parceiras do evento são signatárias do Pacto Global da ONU e firmaram o compromisso de contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Um dos objetivos, o ODS 5, é alcançar a igualdade de gêneros, empoderando mulheres e meninas, e combatendo qualquer forma de discriminação.

Veja também

O programa Energia Solidária, do Governo do Estado, gerou uma economia somada de R$ 26 milhões para as 280 mil famílias paranaenses cadastradas no primeiro

Leia mais

Às vésperas do feriado de Páscoa, na quinta-feira (17/4), na Sexta-Feira Santa (18/4) e no sábado (19/4), quatro colisões de veículos causaram a quebra de

Leia mais
Paisagem arborizada com placa sinalizadora do sítio arqueológico

A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a diversidade cultural do território brasileiro.

Leia mais