Mercado

Ações da Copel: um bom investimento para 2012

Comprar ações da Copel pode ser um bom investimento em 2012. Isto porque ao final de 2011, 67% dos analistas de investimentos que acompanham a empresa recomendavam a compra dos papeis da Companhia, sendo que o preço–alvo médio, projetado para o final de 2012, é de R$ 49,00. As ações preferências da Copel fecharam 2011 cotadas a R$ 39,00.

"Os especialistas que analisam a performance da Companhia recomendam a compra das ações da Copel porque a empresa apresenta bons fundamentos e deve apresentar uma melhora nos resultados "

- explicou o diretor de Finanças, Relações com Investidores e de Controle de Participações (DFI), Ricardo Portugal Alves.

Entre as razões para esta boa perspectiva estão as diretrizes adotadas pela Copel: implantação de programa de otimização dos custos, melhor gerenciamento dos estoques e do orçamento (com implantação do orçamento "base zero") e investir em projetos com retorno acima do custo da capital próprio, isto é, que gerem riquezas adicionais à empresa.

Em função do momento de crise econômica, as empresas consideradas defensivas - empresas consolidadas, que atuam em mercados regulados e que possuem forte geração de caixa e alta previsibilidade de resultados - como é o caso da Copel, ganham mais visibilidade no mercado acionário.

E, além de todos os atrativos econômicos, a Copel mantém as suas portas abertas para que o mercado financeiro a conheça. "Promovemos reuniões com profissionais do mercado brasileiro e estrangeiro com o objetivo de detalhar as informações financeiras, o desempenho operacional e as estratégias de crescimento da atual gestão", afirmou Alves.

Longa história no mercado e capitais

A Copel abriu seu capital em abril de 1994 na Bolsa de Valores de São Paulo - BM&FBOVESPA - e tornou-se, em julho de 1997, a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York. Suas ações também estão presentes, desde junho de 2002, na Europa, com seu ingresso no Latibex – o braço latino- americano da Bolsa de Valores de Madri.

Atualmente, as ações preferenciais da Copel são negociadas no Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, e compõem os índices Ibovespa, IEE, ICO2 e ISE, sendo que os dois últimos referem- se à empresas comprometidas com a gestão das emissões de gases causadores do efeito estufa e com a Sustentabilidade Empresarial, respectivamente.