Entre os maiores do país

Fundação Copel é o maior fundo de pensão do sul do Brasil

Instituição voltada à gestão de planos previdenciários e de assistência à saúde, a Fundação Copel exibe números bem significativos no setor de previdência e saúde e vem conquistando espaço de destaque por meio de sua atuação.

Responsável por administrar um patrimônio consolidado de R$ 6,691 bilhões, a Fundação Copel atende, atualmente, mais de 42 mil vidas quando se trata do plano de saúde e de 18 mil participantes no que se refere aos planos previdenciários.

Comparando estes números com outras entidades, de acordo com classificação da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), a Fundação Copel, atualmente, é a 15ª maior entidade do Brasil e maior fundo de pensão do sul do país, em relação ao total de patrimônio administrado. Quanto à quantidade de participantes, considerando ativos, aposentados e pensionistas, a Fundação ocupa o 40º lugar, entre mais de 250 entidades.

O MERCADO DOS FUNDOS DE PENSÃO

Na década de 70, época em que a Fundação Copel foi fundada, o número de fundos de pensão no Brasil era de 118. Atualmente os fundos de pensão ativos são 324 em todo o país, responsáveis por administrar um patrimônio de R$ 460 bilhões, que corresponde a 14,7% do PIB brasileiro. E os números não param por aí. A quantidade de brasileiros beneficiados pelo sistema da previdência complementar já ultrapassa os 3 milhões, incluindo participantes, aposentados e pensionistas.

RANKING DOS PLANOS DE PREVIDÊNCIA

Segundo consolidado estatístico da ABRAPP, em junho de 2013, o Plano Unificado de previdência complementar (antes denominado Planos I e II) da Fundação Copel está entre os 15 maiores na modalidade de benefício definido, ocupando a 14ª posição. Na modalidade de contribuição variável, o Plano III é considerado o 9º maior plano.