As Normas Técnicas da Copel estabelecem as condições mínimas exigidas para o fornecimento de um material a ser utilizado nas redes de distribuição urbana e rural, bem como as exigências para equipamentos de medição, uniformes, equipamentos de segurança do trabalho e ferramentas. Também estabelecem os padrões construtivos de redes e entradas de serviço e os procedimentos relativos às atividades da empresa fornecedora de qualquer um desses materiais.
Para facilitar o entendimento e agilizar as consultas nesta seção, relacionamos abaixo as siglas que são utilizadas para referenciar nossas Normas Técnicas:
NTC – Norma Técnica Copel – refere-se às normas de materiais de redes de distribuição, montagens de redes de distribuição, ferramentas, materiais utilizados em trabalhos com linha viva, projetos de redes de distribuição e padrões para entradas de serviço.
ETC – Especificação Técnica Copel – refere-se aos padrões normativos para fornecimento de equipamentos de medição e também uniformes e equipamentos de segurança do trabalho.
MIT – Manual de Instrução Técnica Copel – define os procedimentos relativos às atividades de projeto, construção, operação, manutenção e controle de qualidade do sistema de distribuição.
MIS – Manual de Instrução de Segurança Copel – define os procedimentos relativos à segurança do trabalho.
Nossas Normas Técnicas baseiam-se nas especificações e nos padrões definidos nas Normas Brasileiras Registradas – NBR, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e são acrescidas das exigências relativas aos resultados de desempenho desses materiais e montagens na Copel.
Procuramos atualizar nossas Normas de acordo com a tecnologia mais avançada no setor elétrico. Em caso de divergência, prevalecerá a Norma de data mais recente sobre as outras da mesma finalidade editadas anteriormente.
OBS.: Se tiver dúvidas para consultar as Normas Técnicas, veja alguns exemplos.